Evolu o Diacronica CADEIRAS

1060 palavras 5 páginas
A EVOLUÇÃO DAS CADEIRAS NO TEMPO - FOCADO NA PRODUÇÃO INDUSTRIAL As cadeiras reproduzidas em massas durante o período industrial ganharam força no final do século XVIII e começo do século XIX.Com a separação das funções de trabalho de criação do artista e de utilidade do artesão, a invenção de mecanismos como madeira curvada a vapor e peças componíveis e de encaixe, ajudaram a fortalecer sua produção facilitando assim sua disseminação pelo mundo.
As primeiras cadeiras com essas características foram produzidas na Inglaterra, cadeira Windsor e na Áustria com a cadeira Thonet. Século XVI Ano:1859 Seguindo o contexto historico e influencias que a industrialização trouxe a humanidade, no século XX o Mundo Moderno e a era do Design caracterizou-se pela facilitação na produção dos objetos, a partir da elaboração do projeto do objeto visando a facilidade na hora da montagem.Com o pós Primeira Guerra mundial deu-se inicio a fundação da Bauhaus, por Walter Gropius que achou propicio difundiar as suas ideias através do ensino da arte aplicada e as belas-artes. Ele visava a escola para o estudo e pesquisas da melhoria da qualidade da produção industrial e de novas experiências do Mundo Moderno. Inspirados no movimento humanistico de Morris em Arts and Crafts, pretendia unir o artista a industria, conciliando o trabalho intelectual e manual até então divididos.Ainda sim, pretendia acabar com as difereças entre classes, aproximando a design moderno do povo.
A Bauhaus contou com famosos professores na arte de seus oficios, que inseria diversos movimentos , da arte concreta, abstrata e neoplasticista.Um das tendencias na fabricação de cadeiras desse periodo se caracteriza por duas cadeiras: Red & Blue, desenvolvida por Gerrit Rietveld em 1917 e a cadeira Wassily do designer Marcel Breuer.
A primeria foi inspirada nas obras do pintor Mondrian e a segunda ganhou destaque pela sua contribuição para a tecnologia industrial, com a introdução do

Relacionados

  • BOURDIEU P. razõespráticas
    69481 palavras | 278 páginas
  • PORTUGUES NO DIREITO Ronaldo Caldeira Xavier
    93189 palavras | 373 páginas
  • Livro
    85599 palavras | 343 páginas
  • Acordão
    151337 palavras | 606 páginas