Evolu o da C lula Eucari tica

3729 palavras 15 páginas
Curso Formação Continuada de Biologia
Biologia – 1ª série – 1° bimestre
Texto base 4 – Evolução da Célula Eucariótica
Autora: Carolina Nascimento Spiegel
Colaboradores: Beatriz Saddy Martins e Filipe Cavalcanti da Silva Porto,
Desenvolvimento Instrucional: Aline Beatriz Alves

Nosso planeta provavelmente teve sua origem há 4,6 bilhões de anos. Nos primeiros 700 milhões de anos, é provável que nenhuma forma de vida semelhante a que conhecemos hoje tenha se desenvolvido, devido às altas temperaturas que não permitiam a existência de água líquida.

O registro fóssil mais antigo de vida data de 3,5 bilhões de anos. Suas marcas sugerem que seriam bactérias semelhantes às cianobactérias atuais, um organismo fotossintetizante liberador de oxigênio. No entanto, dada à complexidade enzimática das cianobactérias, acredita-se que essa não deva ter sido a primeira forma de vida a aparecer sobre o planeta. A partir desses dados, postula-se que as primeiras formas de vida tenham surgido entre 3,8 e 3,5 bilhões anos (veja a Figura 1).

Tempo

4,6

3,8

3,5

2,2

1,5

0,7

(bilhões de anos)

Fonte: Modificado a partir do artigo Dyall et al., 2004. Science 304: 253-257.
Figura 1: Linha do tempo.

Que características teriam esses organismos? Difícil dizer. Se tomarmos por base uma definição universal de vida como foi feito no primeiro texto-base, não precisamos esperar por uma célula, mas sim por uma estrutura replicante capaz de sofrer seleção. Podemos dizer com certeza que tal estrutura não dependia do gás oxigênio, pois este só se acumulou na atmosfera mais tarde. Poderia ser um heterotrófico se alimentando de moléculas orgânicas geradas espontaneamente na Terra ou vindas do espaço? Sim, poderia. Poderia ser um autotrófico semelhante àqueles que se multiplicam em fendas abissais? Sim, poderia, mas infelizmente não temos dados mais concretos para escolhermos entre uma hipótese autotrófica ou heterotrófica.

Repare, na Figura 1, que na maior parte do tempo a Terra foi dominada por

Relacionados

  • Biologia
    657 palavras | 3 páginas
  • estudante
    63920 palavras | 256 páginas