EVOLU O DA LOG STICA DE NAPOLE O BONAPARTE S ALIAN AS LOG STICAS

6251 palavras 26 páginas
EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA: DE NAPOLEÃO BONAPARTE ÀS ALIANÇAS LOGÍSTICAS

RESUMO

O presente texto é um estudo da evolução da logística segundo alguns dos principais autores que tratam do tema além de uma proposta própria de evolução da logística segundo estudos realizados por nós. Assim o texto inicia mostrando que o processo logístico não é novo embora sua sistematização, aprimoramento e aplicação sejam recentes. Ao abordar a evolução da logística segundo os vários autores citados e segundo a nossa própria proposta o texto procura sintetizar os vários estudos feitos em cada fase descrevendo-os de forma compacta. Assim abordamos temas como a racionalização integrada da cadeia de suprimentos, os sistemas de programação tipo MRP e MRP II, o código de barras, o estoque zero, o supply chain manangement, a logística verde, a logística reversa, a distribuição física, o transporte, a armazenagem, o foco no cliente, o movimento da qualidade, o controle estatístico do processo, e outros. O estudo é concretizado quando demonstramos que a evolução da logística implica na fase da aliança logística, estudo este que fazemos com certa abrangência na conclusão deste trabalho de evolução da logística.

1 ANTECEDENTES HISTÓRICOS

Com se sabe a moderna logística se originou praticamente na Segunda Guerra Mundial (NOVAES, 2001). Dissemos praticamente porque se pode compreender que a logística não moderna (seé que assim podemos usar este termo) é muito mais antiga. Conforme relata Cristopher (1997), ao longo da história do homem, as guerras têm sido ganhas e perdidas através do poder e da capacidade logística – ou da falta dela.
Alguns historiadores consideram por exemplo que Napoleão Bonaparte foi um vencedor e um perdedor em função de estratégias logísticas corretas e incorretas. A derrota da Inglaterra na guerra de independência dos Estados Unidos pode ser, em grande parte, atribuída a uma falha logística. O exército britânico na América dependia quase que totalmente da Inglaterra

Relacionados