Evolu Ao Humana X Desigualdede Social

363 palavras 2 páginas
Evolução humana x desigualdade social
Para entender melhor a dimensão da desigualdade social que nos acompanha ao longo dos séculos, é preciso uma análise baseada nos pensamentos de Karl Marx, sobre quais são os elementos que levaram diferentes sociedades a essa desigualdade.
O homem na época do Comunismo Primitivo se via obrigado a trabalhar em conjunto devido ao arcaísmo de seus meios de produção, sendo que seus instrumentos ainda eram rústicos, o que lhe permitia extrair da terra apenas o suficiente para o consumo imediato, havendo assim uma relação de colaboração recíproca. Mas a partir da descoberta do fogo o homem começa a trabalhar o metal e dessa forma modernizando seus instrumentos de trabalho a ponto de produzir mais do que o necessário.
Com ferramentas mais modernas possibilitando cultivar a terra e criando o gado em suas terras, o homem começa a se apropriar desse excedente e explorar uns aos outros gerando a desigualdade social e com isso as diferentes classes. A luta entre as classes sociais acabou originando a escravidão, pois enquanto antes as tribos lutavam para obter melhores terras e matavam seus prisioneiros ou os comiam, com o passar do tempo, devido à necessidade de força de trabalho começaram a escraviza-los a fim de aumentar suas riquezas.
Com a propriedade privada dos meios de produção apareceram duas classes: a do explorador e a do explorado. Dessa forma surgiu o sistema escravista onde o senhor era dono das terras, dos meios de produção e também dos homens que trabalhavam na terra. Com o passar do tempo surge o sistema servil, onde os “senhores feudais” cediam uma pequena parte de suas terras em troca de que os servos trabalhassem boa parte do tempo na terra dos seus senhores.
No sistema capitalista, os meios de produção passam por mudanças devido à divisão técnica do trabalho e o uso de máquinas, dessa forma o trabalhador já não realiza, ele mesmo todo o trabalho, possibilitando o aumento da produtividade e enriquecendo ainda mais o

Relacionados