evoluçao das plantas

Páginas: 18 (4347 palavras) Publicado: 27 de junho de 2014
O ciclo de vida das espermatófitas inclui alternância de gerações, encoberta na formação das sementes. A geraçãodominante e independente é a esporófita, enquanto que a geração gametófita é reduzida e está dependente doesporófito. O sistema vascular desenvolve-se apenas no esporófito.O esporófito forma-se pela germinação da semente e diferencia-se em raiz, caule e folhas, que apresentam cutícula,estomas e nervação. 
As espermatófitas são heterospóricas, produzindo micrósporos (grãos de pólen), que dão origem a gametófitosmasculinos (microgametófitos) e megásporos, que formam gametófitos femininos (megagametófitos).O saco embrionário é a parte mais importante do óvulo, e em algumas angiospérmicas o óvulo está reduzido ao sacoembrionário. O embrião (novo esporófito) resulta da oosfera depois da fecundação e desenvolve-se no megásporo,quando está ainda envolvido no nucelo do óvulo megasporângio. O megasporângio ou o tecido que envolve o embrião sóse desprende da geração embrional antiga depois de o embrião estar completamente formado.
A semente, também designada de óvulo maduro, desenvolve-se a partir do óvulo quando este é fecundado. Afertilização é independente da água.O revestimento da semente tem origem no tegumento do óvulo. A semente encerra um embrião, que corresponde aoesporófito jovem, e tem reservas nutritivas.
ver definição de sementes...

As espermatófitas, super-divisão Spermatophyta (ou Spermatopsida) é o taxon que inclui as plantas que produzem sementes. São plantas com o corpo diferenciado em raiz, caule e folhas, com um sistema vascular composto por xilema e floema e com uma alternância de gerações especial:
o seroriginado a partir do embrião - o esporófito diplóide - tem um desenvolvimento completo e produz dois tipos de esporos:
o micrósporo (masculino - o grão de pólen; e
o megásporo (feminino) - as "células-mães" dos óvulos no ovário
o gametófito que está reduzido ao tubo polínico que contém os gâmetas masculinos e ao ovário, que contém os óvulos.
As espermatófitas fazem partedo clade das embriófitas, também chamadas "plantas terrestres" (ao qual pertencem os fetos e osmusgos) por terem desenvolvido características que lhes permitem viver fora da água, embora secundariamente muitas plantas deste grupo sejam atualmente aquáticas. Dentro deste grupo, as espermatófitas pertencem ao clade das traqueófitas, ou seja, as "plantas vasculares" (ao qual pertencem os fetos, mas não os musgos).
Asespermatófitas eram tradicionalmente divididas em:
gimnospérmicas - as plantas com "sementes nuas" ou sem flores verdadeiras, como os pinheiros (cerca de 700 espécies conhecidas); e
angiospérmicas - as plantas que produzem flor, actualmente designadas magnoliófitas (mais de 200.000 espécies).
Esta divisão, baseada apenas na presença de um caracter, era obviamente artificial e, de facto, estudosrecentes demonstraram que as angiospérmicas provavelmente têm um antepassado pertencente ao grupo das "gimnospérmicas", o que o torna parafilético.
A classificação científica actualmente aceita, divide as espermatófitas (por vezes consideradas a "superdivisão" Spermatophyta em divisões separadas:
Gnetophyta, incluindo os géneros Gnetum, Welwitschia e Ephedra
Cycadophyta, as cicadáceasGinkgophyta, o ginkgo
Pinophyta, as coníferas, como o pinheiro e araucária e
Magnoliophyta, as plantas que produzem flor que, por sua vez, se subdividem em:
Magnoliopsida, as dicotiledóneas, e
Liliopsida, as monocotiledóneas.
Além dos taxa citados acima, o registro fóssil contém evidências de vários grupos actualmente extintos de plantas com sementes. As chamadas "samambaias com sementes"(Pteridospermae), por exemplo, foram um dos primeiros grupos bem sucedidos de plantas terrestres, e florestas dominadas por samambaias com sementes eram muito comuns no Paleozóico tardio. Glossopteris era o mais proeminente gênero desse grupo de árvores no antigo super-continente meridional de Gondwana durante o Permiano. Durante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evoluçao das plantas
  • A evolução das plantas
  • Evolução das plantas
  • evolução das plantas
  • Evolução da plantas
  • Evolucao das plantas
  • Evolução das plantas
  • Evolução das Plantas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!