Evolução e Transformação da População Brasileira

Páginas: 7 (1688 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA



TRANSFORMAÇÕES E EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA








SALVADOR
Novembro de 2013
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA


TRANSFORMAÇÕES E EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Trabalho apresentado à disciplina de Geografia, do 3º ano do Ensino Médio, no Instituto Federal da Bahia, comorequisito para obtenção de nota parcial da IIª Unidade.


SALVADOR
Novembro de 2013
Sumário


Introdução
A população brasileira cresceu quatro vezes em 60 anos e, embora a taxa de analfabetismo tenha sido reduzida a um quinto do que era, o número absoluto de analfabetos, curiosamente, se manteve. Em números absolutos, o país tinha, em 1940, a mesma quantidade de analfabetos que no ano 2000:16,4 milhões. Já a taxa de analfabetismo de pessoas de 10 anos ou mais de idade passou de 56,8% para 12,1%, em 60 anos, no período analisado. Em 1940, menos de um terço das pessoas entre 7 e 14 anos frequentava a escola, enquanto que, em 2000, a taxa de escolarização passou para quase 95% das crianças nessa faixa. Os maiores crescimentos foram observados nas regiões Nordeste, que passou de 18,8%(1940) para 92,9% (2000), e Centro-Oeste, que passou de 20,5% para 95,5%. Os dados do IBGE mostram que o número de crianças e adolescentes que trabalham caiu nos últimos 60 anos de 33,7% para 10,8%. Já o número percentual de idosos que continuam no trabalho caiu de 5,8% para 4,6%. A quantidade de idosos no país dobrou.
A população do Brasil passou de 41,2 milhões para 169,8 milhões de habitantes em60 anos. Na década de 40, os cinco estados mais populosos do Brasil eram São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Em 2000, a Bahia trocou de posição com o Rio de Janeiro. Em 1940, o município do Rio de Janeiro destacava-se como o de maior população, seguido dos municípios de São Paulo, Recife, Salvador e Porto Alegre. Em 2000, São Paulo era o mais populoso, concentrando6,1% do efetivo populacional do país.
Ainda de acordo com a pesquisa, a densidade demográfica do Brasil saltou de 4,8 hab/ km para 19,9 hab/km. O Centro-Oeste foi a região que apresentou maior crescimento: duas vezes e meia maior que o nacional (de 0,7 para 7,2 hab/km), seguida pela região Norte (de 0,4 para 3,4 hab/km), cujo aumento da densidade foi o dobro do nível nacional. Reflexo do avançoda ocupação econômica dessas duas regiões nos últimos 30 anos.
A população e a família brasileira têm passado por muitas transformações, acompanhando os acontecimentos históricos, econômicos, sociais e demográficos acontecidos ao longo do último século. Mais precisamente, nas últimas décadas diversas mudanças foram observadas nas condições de reprodução da população; na diminuição da fecundidade emortalidade; no aumento da esperança de vida ao nascer, proporcionado por melhores condições de vida e saúde; nos padrões de relacionamento entre os membros da família; no papel da mulher dentro e fora do espaço doméstico; no aumento de uniões consensuais; etc.
A vida familiar se modificou para todos os segmentos da população brasileira. É um fenômeno marcante que as estatísticas, desde oprimeiro Censo, realizado em 1872, até o atual, realizado em 2010, vêm demonstrando. São números cada vez mais desagregados e informações amplamente detalhadas que ajudam a entender um País que tem se transformado a cada Censo, a conhecer a evolução de sua população e o caminho percorrido pela família.

Observa-se que as principais mudanças ocorridas nos últimos 30 anos foram: a redução do tipo defamília constituída por casal com filhos (com e sem parentes) e o aumento daquelas chefiadas por mulheres sem cônjuge e com filhos (com e sem parentes), que passaram de 71,7% em 1970, para 61,2% em 2000 e de 9,7% em 1970 para 17,2% em 2000, respectivamente. Quanto aos demais tipos, de modo geral, permaneceram nos mesmos níveis percentuais ou tiveram variações pouco expressivas, como é caso da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução demográfica da população brasileira
  • A evolucao da populacao
  • Evolução da população
  • A população brasileira
  • Evolução da população
  • População Brasileira
  • população brasileira
  • População brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!