Evolução urbana do brasil nestor goulart reis trabalhos escolares e acadêmicos prontos

Páginas: 5 (1148 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
EVOLUÇÃO URBANA DO BRASIL 1500 / 1720

Trecho



Nestor Goulart Reis

Concluímos que não existiu urbanização no Brasil durante os primeiros anos, enquanto Portugal praticou em relação ao novo território uma política de colonização com base apenas na economia predatória da extração de pau-brasil. O sistema de feitorias, que vinha sendo praticado como recurso de controle das linhas decomércio e, portanto, de controle das colônias da África e da Ásia e que nessas regiões implicava quase sempre no surgimento de novas aglomerações urbanas ou na transformação das já existentes, provou ser incapaz de promover os mesmos resultados em face das condições sócio-econômicas presentes na colônia da América.

Com a criação das capitanias e o estabelecimento de uma agricultura regular, Portugalinicia no Brasil uma nova forma de colonização, procurando encontrar um relacionamento mais favorável entre seus interesses e as condições locais. Como conseqüência, o Brasil passou a constituir uma retaguarda rural para os mercados europeus, aos quais encaminhava produtos agrícolas de produção especializada, a baixo preço, recebendo, em contrapartida, produtos manufaturados. É certo que "aAmérica passa a constituir parte integrante da economia reprodutiva européia", mas o processo ocorre com características bem definidas, de ambas as partes: para os países europeus significa o aumento de demanda em seus mercados, o aumento de seu índice de urbanização e a propagação dos efeitos desse aumento de procura, sobre o conjunto da economia. Para a Colônia, significa a transferência para oexterior de todos os efeitos dinâmicos que sobre a sua economia teria a produção agrícola. Em certo sentido é possível afirmar que se estabelece, em escala internacional, aquela divisão de trabalho entre cidade e campo, que existia em princípio em nível regional.

As bases da expansão foram expostas: grandes unidades agrícolas dedicadas à monocultura, movidas com o emprego de trabalho escravo.Organizadas de forma e se aproximar da auto-suficiência, chegavam a possibilitar nos períodos mais favoráveis lucros de 50% ao ano. Nessas condições, todos os capitais disponíveis eram reencaminhados para este setor e as atividades dos colonos e o fluxo da renda orientavam-se de acordo com os interesses da metrópole. A organização rural brasileira, voltada para a grande empresa agrícola de exportação -como organização agro-industrial, com altos níveis de especialização e centralização e de sentido nitidamente empresarial - só poderia se constituir e se desenvolver como complemento de um mercado urbano grandemente desenvolvido e especializado.

As relações que essas áreas rurais mantinham com os núcleos urbanos das respectivas regiões eram fundamentalmente diversas das relações urbano-ruraisdas aglomerações européias, como suas retaguardas rurais mais imediatas. Nesse quadro, que perdura aproximadamente até meados do século XVII, a rede urbana que se instala tem em vista exclusivamente o amparo às atividades da agricultura de exportação. Constitui parte daqueles serviços que devem ser fornecidos, para permitir o funcionamento do sistema.

Nos primeiros anos de sua instalação, em facedas hostilidades do meio ou da ignorância de suas características, a população das vilas e cidades vivia reunida de modo permanente, portas a dentro. O mercado urbano não se comportando como o das cidades européias. O aumento da demanda e a acumulação não implicavam em qualquer transformação qualitativa, em qualquer mudança de caráter estrutural. Ocupavam-se novas terras, importavam-se maisescravos, aumentando o número de proprietários. Por outro lado, como bem o demonstra Celso Furtado, as situações desfavoráveis do mercado não conduziam à desorganização dessa forma de economia, mas apenas à sua relativa estagnação, com sinais muito lentos de declínio.

Com as atividades econômicas concentradas em um único setor, que por sua rentabilidade monopolizava o interesse dos colonos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quadro da Arquitetura no Brasil
  • Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana trabalhos escolares e acadêmicos prontos
  • Trabalho sustentabilidade pronto trabalhos escolares e acadêmicos prontos
  • RESUMO QUADRO DA ARQUITETURA NO BRASIL, NESTOR GOULART REIS FILHO
  • Resumo do capítulo 2 do livro "evolução urbana" de nestor goulart
  • Optica trabalhos escolares e acadêmicos prontos
  • glicocorticoides trabalho escolares e academicos prontos
  • Resumo do filme politicas de saude no brasil trabalhos escolares e acadêmicos prontos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!