Evolução social

Páginas: 5 (1149 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2012
Evolucionismo Social
O meio europeu daquela época teve fortes influências das Ciências da Natureza, nas quais se destacaram os intelectuais Pierre Lamarck e Charles Darwin, ambos com teorias que tratavam da evolução da sociedade que representaram um grande avanço.
Para Lamarck, as sociedades evoluíam por consequência de mudanças e adaptações no meio ambiente. Para Darwin, a evolução doindivíduo se dava por meio de uma seleção natural. Mas ambas tinham a mesma ideia de que o ser humano ia do mais “simples” para o mais “complexo”, enfim, que ele evoluía.
“E, por isso, vários outros pensadores da época resolveram adotar esse método, inclusive os antropólogos, que levaram vários de seus aspectos para a ciência da Antropologia.”
“A partir daí, antropólogo Henry Lewis Morgancriou uma concepção de que existia humanidade selvagem, bárbara e civilizada, por critério de evolução. Já James Frazer afirmou uma evolução do pensamento, onde ele teria estágios que seriam magia, religião e ciência.”
“Mas essa idéia evolucionismo só teve realmente critério na sociedade Europeia, porque os mesmos se classificavam evolutivamente, considerando-se civilizados e tinham as colôniascomo primitivas.”
“Durante algum tempo, a ideia do determinismo geográfico foi muito utilizada para explicar as diferenças das regiões ou para explicar porque um lugar é mais desenvolvido do que o outro, dando como reposta que o tempo quente ou frio nos torna mais trabalhador ou mais preguiçoso, respectivamente, tendo o homem como um “produto do meio”.
“Mas a Antropologia mudou essa perspectivaao afirmar que mesmo as sociedades que são semelhantes geograficamente ou climaticamente possuem diferenças em relação à cultura, já que é uma questão de seletividade e não de causa e efeito.”
“[...] .Em Tylor (1871), a chave tempo-história também aparece na investigação da origem e do desenvolvimento primitivo da civilização, na qual há a existência de uma filosofia da história “(...) comoum todo, explicando o passado e predizendo os futuros fenômenos da vida do homem com referências a leis gerais.” (TYLOR, 1871. In: CASTRO, 2005, p. 74). O objetivo de Tylor é o de detalhar e classificar os fenômenos da cultura de acordo com estágios de desenvolvimento, classificações do tempo, em relação à história humana. Reside em Tylor a ideia da “compreensão do presente e modelagem do futuro”(TYLOR, 1871. In: CASTRO, 2005, p.97), como um intento antropológico fundamental na observação sobre a evolução cultural humana em diferentes tempos existentes numa mesma história, ou seja, diversos estágios de evolução humana experimentados por diversas sociedades no mesmo percurso histórico. A perspectiva evolucionista tyloriana admite um esquema provável de evolução “(...) ao longo de suasmuitas linhas.” (TYLOR, 1871. In: CASTRO, 2005, p. 93), aparecendo assim, como uma visão multilinear do processo de civilização humana.’’
As ciências sociais, é área do conhecimento de que faz parte a antropologia, elas estão desde o início com as ciências naturais, e outras ciências humanas nascentes no final do século XIX e meados do século XX.
Auguste Comte, Via a sociedade como umorganismo que necessita de leis para ter uma forma autônoma, e portanto influenciável, visões evolucionista, e que também encontramos nos textos de Herbert Spencer, “delimitavam as sociedades humanas como parte de um desenvolvimento histórico mais amplo.”
“A etnografia - É a coleta direta, e o mais minucioso possível, dos fenômenos que observamos, por uma impregnação duradoura e contínua e umprocesso que se realiza por aproximações sucessivas (...);
A etnologia - consiste em um primeiro nível de abstração: analisando os materiais colhidos, fazer aparecer à lógica específica da sociedade que se estuda;
A antropologia - consiste em um segundo nível de inteligibilidade: “construir modelos que permitam comparar as sociedades entre si...” (Laplantine, 1996:25).”
“[...]. Entendemos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução social
  • Evolução serviço social
  • Evolução da Previdência Social no Brasil
  • Pesquisa científica e evolução social
  • direito e a evoluçao social
  • Evolução histórica da previdência social
  • Evolução do serviço Social
  • ORIGENS E EVOLUÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!