Evolução histórica da contabilidade

Páginas: 7 (1560 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2013


Licenciatura em Contabilidade e Auditoria, 1º Ano
Contabilidade Financeira I

2º Trabalho Individual












Nampula, Maio de 2013


Indice









Introdução

A evolução da contabilidade desde seus primórdios até ao actual estágio e o reconhecimento como ciência tem como objectivo de estudo da evolução da contabilidade financeira na esfera deconhecimento, a importância na escrita e na civilizações da humanidade, os diversos autores impulsionaram a contabilidade como ciência social e científica e tornando-se importante na conjuctura económica e financeira na sociedade comerciais e não comerciais na actualidade.

Com o presente trabalho clarificarei como foi a evolução da contabilidade e a sua existência com uma ciência social, fundamentando asbases teóricas, conceitos e também dar uma bordagem sobre as características qualitativas das demonstrações financeiras.


















A Origem da Contabilidade

Segundo Schmidt (2000) pondera que embora se tenha por costume considerar a obra La Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalitá do Frei Luca Pacioli como o nascimento da Contabilidade, uma sériede descobertas arqueológicas vem alterando esse pensamento, levando-nos a refletir a Contabilidade como advinda da era pré-histórica, juntamente com a origem das civilizações. Baseado no Atlas da História do Mundo (1995), as primeiras civilizações foram surgindo há aproximadamente 6.000 anos, partindo dos diversos vilarejos agrícolas existentes nos contrafortes montanhosos do Oriente Próximo. Aprimeira foi a da Mesopotâmia, aproximadamente, em 3.500 a.C.
A contabilidade surgiu da necessidade de acompanhar e controlar a evolução do património, fez parte da evolução da evolução e desenvolvimento do ser humano e das sociedades.
Conforme Iudícibus(2000) descreve que a contabilidade é tão antigaquanto a origem do homem pensante. Hístoriadores remontam os primeiros sinais da existência decontas aproximadamente a 4000 anos a.C. Entretanto, talves antes disto o homem primitivo, ao inventariar o número de instrumento de caças e pesca disponíveis, ao contar os seus rebanhos, ao contar suas ânforas, de bebidas, já estava praticanto uma forma rudimentar de contabilidade.
A contabilidade ficou relacionada com à necessidade de registos comerciais, quando o homem passou a ter grandesquantidades de bens e valores, precisava de saber se rendia e as formas de aumentar o seu património. As informações eram numerosas e difícil a sua memorização, surgiu a necessidade de registos e os primeiros esboços para o estudo da contabilidade.
A contabilidade e sua evolução historica
A contabilidade evolui com as necessidade e tendências do Mundo , e resume-se em quatro etapas a destacar:
Acontabilidade no Mundo antigo
Surgiu com as primeiras civilizações da era cristã até no ano de 1202. A contabilidade que era práticada pelo homem antigo, o património era o seu objecto e era representado pelos rebanhos e bens quantitativos.
A contabilidade no Mundo medieval
A contabilidade neste periodo desde 1202 da era crista até 1494, na história do mundo foi importante. A industria artesanal,com o surgimento de novas técnicas de minerção e metalurgica, surgiu o livro caixa, onde eram registados os recebimentos e pagamentos em dinheiro, mas que era de forma rudimentar de debito e de crédito.
A contabilidade no Mundo moderno
O periodo de 1494 até 1840, a contabilidade foi considerada como a fase da pré-ciência, que estabeleceu-se com o controle de inúmeras riquezas, que o mundorepresentava e tornou-se uma necessidade. A introdução da contabildadenos negocios privados, os empréstimos determinaram o desenvolvimentode escrita especiais assim como os interesses dos credores e investidores e ao comerciantes e sua relação com os consumidores e os empregados, foi um grande contributo dos comerciantes italianos. E com a obra o Tratactus de Computis et Scripturis(contabilidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A evolução histórica da contabilidade
  • EVOLUÇÃO HISTORICA DA CONTABILIDADE
  • Evolução histórica da contabilidade
  • Evolução histórica da contabilidade
  • evolução historica da contabilidade
  • A evolução histórica da contabilidade
  • A evolucao historica da contabilidade
  • A evoluçao historica da contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!