evolução fetal

Páginas: 18 (4413 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho conheceremos um pouco mais sobre a evolução fetal visualizando seus aspectos e características conforme o passar das semanas.Visualizaremos o processo da sua formação e de seu crescimento à partir da 9ª (nona) semana de gestação até 40ª (quadragésima) e também notaremos a mudança no corpo da mulher durante esse período,percebendo a ocorrência das várias mudanças poisseu corpo deve se adequar para bem servir o bebê que necessita da boa saúde da mãe para seu desenvolvimento e crescimento.
















9ª Semana de Gestação

Os pulsos estão mais desenvolvidos, os tornozelos já se formaram e os dedos das mãos e dos pés são claramente visíveis. Os braços vão ficando mais compridos e já se flexionam nos cotovelos. Ao fim da semana, asestruturas internas dos ouvidos estão concluídas. 

Embora ainda não dê para identificar o sexo do bebê pelo ultra-som, os órgãos genitais começaram a se formar. A esta altura, a placenta já se desenvolveu o suficiente para assumir a maior parte do importante trabalho que é produzir os hormônios. 

Com nove semanas de gravidez completas, entrando na décima, a mãe pode estar com a impressão de estarficando maluca. Um dia está feliz da vida, no outro de péssimo humor. Por mais que essa instabilidade emocional incomode, principalmente mulheres que gostam de estar no controle da situação, ela é normal e deve continuar por toda a gravidez. Um dos motivos da turbulência nas emoções são os hormônios, que estão a toda no corpo. 

No final da semana, seu feto terá cerca de 2,3 centímetros decomprimento e apenas 2 gramas de peso. 

10ª Semana de Gestação

Mesmo tão pequeno, engole líquido e dá chutes o tempo todo. Todos os dias surgem novos detalhes, como as unhas e um pouco de cabelo, uma leve penugem. 
Os órgãos vitais -- o fígado, os rins, o cérebro e os pulmões -- estão totalmente formados e já funcionam, e a cabeça tem quase metade do comprimento do corpo inteiro. A testa aindaestá saltada, mas logo vai assumir uma forma mais humana. 
Seu útero está do tamanho de um mamão papaia pequeno. Com a ajuda de um doppler, um estetoscópio por ultra-som, dá para ouvir as batidas rápidas do coração do feto
O útero da mãe esta do tamanho de um mamão papaia pequeno. Com a ajuda de um doppler, um estetoscópio por ultra-som, dá para ouvir as batidas rápidas do coração do feto que sãocomparadas a um galope.
O feto tem apenas 3 centímetros de comprimento do alto da cabeça até o bumbum, e pesa menos de 4 gramas.



11ª Semana de Gestação

Está chegando perto do fim do primeiro trimestre. Quando as próximas semanas passarem, a maior parte do desenvolvimento mais crucial do bebê já terá acontecido, e o risco de aborto espontâneo diminuirá consideravelmente.

Do alto dacabeça até o bumbum, o feto tem 4 centímetros e o corpo todo formado, desde os dentes até as unhas do pé. Seu bebê leva uma vida agitada, dando chutes e se esticando; os movimentos são tão fluidos que parecem um balé aquático.
Os dedos das mãos e dos pés já se separaram totalmente. A principal tarefa do feto, durante os próximos seis meses, é crescer e se fortalecer até ser capaz de sobreviver porconta própria fora do útero.
Talvez o médico sugira que a mãe faça o exame de translucência nucal, por ultra-som, para detectar sinais de problemas genéticos. Esse exame é feito entre a 11a. e a 14a. semana de gestação, e os resultados são avaliados em conjunto com os do ultra-som.

12ª Semana de Gestação

Os olhos, que antes ficavam nas laterais da cabeça, já se aproximaram um do outro. Asorelhas estão quase na posição normal. O fígado produz bile e os rins secretam urina na bexiga. 
O feto se mexe se alguém cutuca a barriga da mãe, mas ainda não da para sentir os movimentos dele. As células nervosas fetais se multiplicam rapidamente, e as sinapses (conexões neurológicas no cérebro) estão se formando.
O bebê adquiriu mais reflexos: se alguma coisa encosta na palma da mão, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vitalidade fetal
  • Circulação fetal
  • Eritroblastose fetal
  • eritoblastose fetal
  • Eritroblastose Fetal
  • eritoblaStose fetAL
  • circulação fetal
  • eritroblastose fetal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!