Evolução economica

Páginas: 5 (1101 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
A Evolução do Pensamento Econômico

Grécia - Do século XII ao VIII a.c. predominava na Grécia a economia doméstica, mas isso se transformou depois do século V acc., principalmente entre o IV e o III, quando os gregos se viram adentrar numa vida econômica de trocas. Nesse período havia um contexto histórico favorável ao surgimento de florescentes pensamentos econômicos: conhecimento de novosmercados ‘’extra-mar’’ e crescimento populacional. Porém, como já se sabe, não houve uma grande evolução dos pensamentos econômicos, devido a uma limitação imposta pelos pensamentos predominantes na época – os filosóficos.
A ideologia filosófica, pautada na idéia de preponderância do geral sobre o particular, na idéia de igualdade e na idéia de desprezo a riqueza, predominava na época o que faziacom que a economia dependesse dela.
As cidades gregas viviam em guerra, por isso a idéia de preponderância do geral sobre o particular.
A ideia de igualdade podia ser observada tanto na divisão de terras, quanto na vida social: quando os pobres e ricos tinham o dever de casar-se um com o outro objetivando diminuir a desigualdade, baseando-se nessa idéia, assim como em muitas outras da época, temosPlatão estabelecendo um limite para a população, já que uma população exageradamente grande e igualitária tornaria todos pobres.
O cidadão grego, além de ser proibido de possuir ouro e prata, era proibido também de ter mais de quatro lotes de terra e caso recebesse mais que isso, seja por doação ou herança, o que excedia essa quantidade era tomado Estado. Nesse sentido de desprezo pelos bensmateriais e pela acumulação de riquezas, torna-se o pensamento filosófico antieconômico.
Roma – a vida econômica existia e era mais intensa que na Grécia Antiga,o pensamento romano era subordinada à politica. A riqueza era o meio de assegurar o domínio do império, as grandes realizações tiveram sempre visão politica e não econômica, o romano passaram a ser consumidor, mas não produtor; a arte, oartesanato, o comercio, a produção passaram a ser atividades indignas do cidadão livre. Instituem a sistemática do direito das obrigações e assim os fundamentos essências do individualismo.

Idade Media - do século V ao XI: com as invasões dos bárbaros, desaparece a economia antiga, e o feudalismo, então na sua plenitude, cria a fragmentação económica. lA produção é quase que exclusivamente rurale as trocas jamais ultrapassam o quadro local. Toda economia transcorre na sombra do castelo feudal. Estradas perigosas; a moeda tem circulação restrita e pouco valor.
- Do século XI ao XIV: após o longo período de decadência e obscuridade, a civilização vai reanimando-se, a partir do século XI, para expandir-se no século XII em diante. Ressurge “uma vida económica de trocas”. As “causas” dessareaparição encontram-se essencialmente no esforço desenvolvido pela Igreja e pela Realeza em prol do estabelecimento da ordem, no campo social, e da organização, no político.
O “quadro” onde se dá esse reaparecimento é a região e o agente dessa nova vida económica será a “cidade” que desperta, se desenvolve e se transforma no elemento ativo da região. O mercado expande-se. A cidade, com as suasprofissões especializadas, necessita, para a sua manutenção, dos produtos agrícolas da vizinhança. As trocas urbano-rurais generalizam-se e completam. O comércio estende-se, tornando-se inter-regional com o aparecimento das feiras. Estas são grandes mercados onde já se efetuam trocas de monta: têm por objetivo, sobretudo os produtos de luxo e por vezes, agrícola também.

O Mercantilismo
Foi apolitica econômica adotada na Europa durante o antigo regime.
O principal objetivo desses governos era ter o máximo possível de desenvolvimento econômico através do acumulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um reino maior seria seu poder prestigio e respeito internacional.
Portanto, o período dos descobrimentos conhecido como expansão politica foi estimulado pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução Economica
  • Evolução Econômica
  • Economia
  • Síntese da evolução econômica
  • Evolução da ciência econômica
  • A evolução económica e empresarial da U.R.S.S.
  • Evolução Economica de Picos
  • A evolução economica da india

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!