Evolução economica da india

Páginas: 18 (4350 palavras) Publicado: 23 de maio de 2011
Até que ponto a evolução econômica promove melhoras nas condições sociais de um povo

No início de 2004, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, visitou a Índia dando continuidade ao processo de divulgação do Brasil no exterior e abertura de novos mercados para a exportação de nossos produtos.

Em função deste dato, foram noticiados na imprensa nacional alguns dados e informaçõessobre a Índia e um destes dados foi determinante no despertar desta reflexão.

A Índia é o segundo país mais populoso do mundo com 1,027 bilhão de habitantes.

Entre 1990 e 2000, apresentou fabuloso crescimento econômico da ordem de 6% ªª em média.

Agora, analisando-se não só o desenvolvimento econômico, mas também outros indicadores nota-se que esse bom desempenho não se expandiu na mesmaproporção e ritmo em outras áreas.

Em termos sociais e qualidade de vida, no ano 2000, por exemplo, o país ocupava a 124ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano – IDH e o Índice de Pobreza Humana – IPH era de 33,1% da população (ou seja, 340 milhões de pessoas).

Nesta esteira, o PIB per Capita do país também não é compatível com este agressivo ritmo de crescimento, pois está em apenasUS$ 450,00.

Para ser ter uma idéia de grandeza destes valores, a Bolívia com uma evolução média de crescimento menor que o da Índia (4 % ªª no mesmo período) apresenta o dobro da renda per capita, quase a metade da proporção de pessoas na linha de pobreza medidas pelo IPH e está 10 posições acima da Índia no desenvolvimento humano.

Este quadro fica ainda mais patente quando se depara com odado de 340 milhões de pessoas em condição de pobreza. Este contingente gigantesco de pessoas em sérias dificuldades é maior do que a população do Brasil, EUA, ou até mesmo à população da rica Comunidade Européia.

Diante disto, qual o alerta e o convite à reflexão que faço por intermédio deste artigo?

O caso da Índia deve servir como um parâmetro para que o Brasil promova de fato (e não só nodiscurso) desenvolvimento econômico com justiça social.

Se a economia da Índia cresceu ao ritmo médio de 6% ªª ao longo de uma década, indubitavelmente, uma parcela da população se beneficiou desse milagre econômico, enquanto que quem estava à margem por lá continuou e outros foram sendo agregados a ela. Além disso, a taxa de crescimento demográfico do país foi menos de um terço deste valor evariou apenas 1,6% entre 1995 e 2000.

No âmbito brasileiro, muito tem sido dito ao longo dos dois mandatos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e agora durante a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre desenvolvimento econômico sustentável e outros neologismos do gênero.

No entanto, enquanto o PIB da Índia apresentou esta espantosa evolução, a economia brasileiraapresentou modéstia média anual de 2,9 % no mesmo período. Porém, entendo que este dado nem é o mais grave e sim o fato de que a distribuição da riqueza gerada no país ainda é absurdamente desigual.

Em função disso, talvez alguém questione se é possível então resolver este impasse. Será que é possível conciliar desenvolvimento econômico e social simultaneamente?

Em minha avaliação é possívelsim!

Entendo que o exemplo da Índia serve como um alerta para que as pessoas percebam mais claramente que o desenvolvimento econômico isoladamente não significa melhora imediata e automática nas condições sociais da população.

Se assim o fosse, dificilmente a Índia teria 340 milhões de pessoas em condição de pobreza.

Por outro lado, para que o desenvolvimento econômico representeverdadeiramente significativa melhora de grande parcela da população do Brasil, é imperativo que, muito mais do que discursos de palanque, as autoridades desenvolvam ações concretas e efetivas de inclusão social das pessoas que hoje estão à margem dela (20,5 milhões de pessoas, medido pelo IDH).

E de que forma isso pode ser feito?

Algumas das possibilidades são:

a) Diminuição da pesada carga...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução economica
  • Evolução Economica
  • Evolução Econômica
  • china e india evolução
  • Economia
  • Síntese da evolução econômica
  • Evolução da ciência econômica
  • A evolução económica e empresarial da U.R.S.S.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!