evolução dos seres vivos

Páginas: 7 (1544 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2013
 BOTÂNICA I

CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Pesquisa:
Compreender os seres vivos na sua evolução, aquática para terrestre?
Vida na água e fora dela? Quais as estratégias que foram desenvolvida para vencer as dificuldades terrestre?
Há cerca de 450 milhões de anos atrás, a maior parte das classes de animaismarinhos atuais já estava estabelecida. O ambiente terrestre, no entanto, continuava desabitada.
Os primeiros seres a conquistar o ambiente terrestre foram as algas verdes, que deram origem às primeiras plantas terrestres. Atraídos pela alimentação vegetal desenvolvida na terra, alguns animais também se empreenderam a conquistar o ambiente terrestre. Eram seres invertebrados e provavelmente insetose aracnídeos.
Os primeiros vertebrados a surgirem no ambiente terrestre foram os anfíbios, no final do período Devociano, mas, não a conquistaram totalmente, pois sua reprodução ainda dependia do meio aquático. Foram eles que desenvolveram os pulmões (na fase adulta).
No fim do Período Carbonífero, um grupo de anfíbios originou os répteis.
Duas características garantiram o seu sucesso: afecundação interna e o ovo adaptado ao meio terrestre. Graças a essas características, os répteis sofreram uma enorme irradiação durante a era Mesozóica, espalhando-se por todos os ambientes.
As aves surgiram (essa hipótese é provável) a partir de um grupo de répteis. Algumas espécimes fósseis de um animal denominado Archaeopteryx, que viveu no período Jurássico, têm formas que revelam a transição derépteis para aves.
Os mamíferos evoluíram a partir de uma linhagem primitiva de répteis. Os mamíferos desse período em de formas pequenas e pouco diversificadas, mas tinham algumas vantagens como o sangue quente e a fecundação e desenvolvimento interno, ou seja, ovovivíparos. Após a extinção dos dinossauros, os mamíferos dominaram a Terra. Os primeiros seres humanos vieram a surgir no períodoQuartenário.
As adaptações dos seres vivos não ocorrem por acaso e muito menos ocorreram de uma hora para outra. Ao longo do processo evolutivo, alguns organismos sofreram transformações que lhes possibilitaram maiores chances de sobrevivência no meio ambiente, ajustando-se morfologicamente e fisiologicamente ao ecossistema em que vivem.

A essas transformações, selecionadas pelo meio eocasionadas por mutações, denominamos adaptação, relacionadas ao mecanismo de defesa, reprodução, locomoção, alimentação e condições climatológicas desfavoráveis.

Defesa:
Camuflagem ou mimetismo (répteis);
Produção de veneno (serpentes, aracnídeos).

Alimentação:
Formato do bico (arara, beija-flor, colhereiro);
Formato e disposição dos dentes (herbívoros / girafa, carnívoros / leão);Formato da língua (tamanduá).

Reprodução:
Desenvolvimento incompleto com estágio larval (anfíbios / girino)
Desenvolvimento exclusivamente dentro de ovo (ovíparos / aves);
Desenvolvimento parcialmente dentro de ovo e no interior do organismo materno (ovovivíparos / peixes);
Desenvolvimento exclusivamente no interior do organismo materno (mamíferos placentários / homem);

Ambiente:Terrestre e arbóreo (aparelho locomotor quadrúpede e bípede, a cauda dos primatas);
Aquático (nadadeira de cauda das lontras);
Aéreo (asas do morcego).
Adaptação das plantas:
Há cerca de 500 milhões de anos, as plantas iniciaram a ocupação do ambiente terrestre. Este ambiente oferece às plantas vantagens como: maior facilidade na captação da luz, já que ela não chega às grandes profundidadesda água, e facilidade da troca de gases, devido à maior concentração de gás carbônico e gás oxigênio na atmosfera. Esses fatores são importantes no processo da respiração e da fotossíntese.
Mas e quanto a presença da água, tão necessária à vida?
Ao compararmos o ambiente terrestre com o ambiente aquático, verificamos que no terrestre a quantidade de água sob a forma líquida é bem menor e também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • evolução dos seres vivos
  • evolução dos seres vivos
  • a evoluçao dos seres vivos
  • A evolução dos seres vivos
  • A evolução dos seres vivos
  • a evolução dos seres vivos
  • evolucao dos seres vivos
  • Evolução dos seres vivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!