Evolução dos planos econômicos no brasil: breve análise e relato sobre o planejamento econômico

Páginas: 13 (3013 palavras) Publicado: 6 de maio de 2012
Evolução dos planos econômicos no Brasil: Breve análise e relato sobre o planejamento econômico
Evolução dos planos econômicos no Brasil: Breve análise e relato sobre o planejamento econômico brasileiro, Contexto econômico brasileiro até 1939, Evolução do planejamento econômico brasileiro, Programa Estratégico de Desenvolvimento


1. Introdução
Freqüentemente tem surgido a idéia de combateras conseqüências em vez das causas quando se fala em planos econômicos, através de tentativas milagrosas de gerenciar a economia a partir de pressupostos conjunturais de curto prazo. Os resultados vêm transformando-se, ao longo do tempo, num processo de causa e efeito, bem como assim fazendo com que os objetivos reais da economia fiquem cada vez mais conflitantes.
Se formos analisarhistoricamente, a economia brasileira se manteve durante quatro séculos direcionada para os interesses e necessidades da Metrópole, sendo, dessa forma, uma economia fornecedora a qual era guiada por ciclos econômicos gerando assim a formação de sociedades diferenciadas consoante com o ciclo predominante.
O Brasil caracterizado como produtor e fornecedor de insumos agrícolas, muito mais por imposição daMetrópole do que por decisão própria, construiu a sua sustentação econômica na produção agrícola, exportando produtos primários e importando produtos manufaturados, sendo, pois, uma economia primário-exportadora, na qual as exportações representavam a fonte de renda e a base do crescimento, enquanto as importações eram as encarregadas pelo suprimento das necessidades demandadas.
Sendo assim, a formaçãode um perfil primário-exportador, mantido por poucos produtos, tornou a economia brasileira vulnerável às crises internacionais e suscetível às variações dos modos de produção e de consumo dos países desenvolvidos.
A partir desse diagnóstico sentiu-se a necessidade da formulação de planos econômicos, os quais serão abordados neste trabalho, a fim de que fosse realizado um planejamento quepermitisse uma maior estabilização da economia brasileira.
2. Contexto econômico brasileiro até 1939.
O ponto de origem da formação econômica brasileira encontra-se na desigual distribuição do progresso que, no desejo de gerar um processo de crescimento e desenvolvimento, criou uma divisão internacional altamente nociva, com economias centrais, caracterizando um conjunto de economias industrializadase tecnicamente homogêneas, e outro de economias periféricas, formadas por regiões exportadoras de produtos primários. Por conseguinte, a demanda por produtos primários exigida pelas economias centrais, após o acelerado ápice do comércio internacional, evidenciou pouco dinamismo em função do crescimento econômico relativamente lento dessas economias, bem como em conseqüência da queda do númeroglobal de importações.
A grande depressão iniciada na década de trinta, juntamente com a falta de dinamismo da demanda dos países centrais, reduziu, sensivelmente, as exportações brasileiras e, conseqüentemente, diminuiu a capacidade de importar. A renda nacional perdeu sua principal fonte geradora e a demanda tornou-se insatisfeita. Esse fato expressou a quebra do modelo primário-exportador e osurgimento de um processo de industrialização.
A industrialização surgiu, entretanto, por força imperativa; passou a responder pelo suprimento da demanda anteriormente atendida pelo setor externo e, por esse motivo, foi gerenciada por padrões internacionais de produção e consumo, assim como desvinculada de qualquer processo de planejamento.
O movimento industrial limitou-se, inicialmente, àimplantação de indústrias denominadas tradicionais, de baixa relação capital/mão-de-obra, almejando suprir a insatisfeita demanda agregada. No entanto, limites impostos pela própria estrutura interna começaram a direcionar o processo produtivo em duas partes distintas: uma encarregada de satisfazer a demanda interna e outra produzindo para atender a demanda externa.
Além da distinção das partes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uma breve análise do cenário econômico da doença cardiovascular no Brasil
  • Uma breve relato sobre o Brasil
  • Análise crítica sobre o cenário econômico financeiro no brasil
  • Evolução do pensamento econômico: breve retrospecto
  • Evolução do Pensamento Econômico: Breve Retrospecto
  • Evolução do Pensamento Econômico – Breve Retrospecto
  • evolução do pensamento economico: breve retrospecto
  • Evolução do pensamento econômico: breve retrospecto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!