Evolução dos microprocessadores

Páginas: 11 (2617 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
A História dos Processadores

O processador é o principal componente do computador, visto que todos os programas são executados através dele. Fazendo uma analogia, a CPU é como se fosse o coração da máquina, pois se ela parar de funcionar, todo o resto para junto. Toda a tecnologia existente nos novos processadores não foi criada do nada, mas sim desenvolvida durante várias décadas. Em outraspalavras, muitos recursos existentes na CPU do seu PC já eram utilizados dez, vinte anos atrás.
Por esse motivo, neste artigo vamos fazer uma viagem pelo tempo, observando a evolução dos processadores desde sua origem até os dias de hoje. Começando, vamos abordar o período que não existiam processadores propriamente ditos como conhecemos hoje.

Período anterior ao processador
Como o conceitode processadores somente surgiu em 1970, os computadores das décadas anteriores (40, 50 e 60) utilizavam formas primitivas de processamento comparadas com as atuais Por exemplo, em uma máquina como o Eniac (lançado em 1945), que possuía quilômetros de fios e cabos espalhados por todo lado, os programas não eram executados em um mesmo local. Na verdade, para executar operações diferentes, eranecessário trocar cabos manualmente entre conectores distintos. Grande parte do processamento era executado por válvulas e transistores muito primitivos.

No ano de 1960, a IBM lançou o seu “IBM 7030 Stretch”, considerado como o primeiro computador totalmente processado através de transístores, no lugar das válvulas. Seguindo a tecnologia “Batch” , seu usuário poderia incorporar funcionalidades“prontas” ao processador, por meio de circuitos impressos específicos. Por isso ,era muito comum que unidades de processamento fossem compostas de vários componentes físicos.
Com o IBM 360, em 1964, os processadores passaram a usar o conceito de “circuito integrado”, interligando várias operações em um mesmo circuito. Entretanto, eles ainda eram compostos por várias peças distintas, mas em um númeromuito menor comparado com o 7030 Stretch.
Processadores Modernos
Nos modelos apresentados acima, os processadores ainda não eram compostos por uma unidade central, mas por módulos interconectados entre si. Foi só no início da década de 70 que surgiram as CPUs desenvolvidas totalmente em circuitos integrados em um único chip de silício.

Geração Pré-x86

O Intel 4004 foi o primeiroprocessador lançado um único chip de silício. Ele trabalhava com 4 bits, sendo desenvolvido para o uso em calculadoras, operando com o clock máximo de 0.78 Mhz. Esta CPU calculava até 92.000 instruções por segundo ( ou seja, cada instrução gastava 11 microssegundos) . Já em 1974, o 4040 foi lançado também pela Intel, sucedendo o 4004. Em valores absolutos, como o clock e o número de instruçõescalculadas, ambos modelos possuíam desempenhos semelhantes, contudo, o 4040 incorporou novas tecnologias, como Interrupção de Hardware, aumento significativo do conjunto de instruções e do número de registradores.
Com o sucesso do 4004, a mesma empresa desenvolveu o processador 8008 no ano de 1972, semelhante ao modelo anterior, mas que agora trabalhava com instruções de 8 bits. Seu clocktrabalhava na frequência de 0.8 Mhz. Em 1974, a Intel lançou o 8080, que trabalhava com operações de 16 bits usando instruções de 8 bits, com o clock em 2 Mhz, valor bastante alto para época.







A arquitetura x86
A arquitetura x86, lançada em meados da década de 70, ainda serve como base para uma boa parte dos computadores atuais. O primeiro processador que aproveitou todo o seu potencial foio Intel 8086, de 1978. Pela primeira vez, a velocidade do clock alcançou 5 Mhz, utilizando instruções reais de 16 bits, o dobro que suas versões concorrentes.

Pouco tempo depois, o 8088 foi lançado, possuindo o barramento externo com 8 bits, ao contrário dos 16 bits do 8086, assim, tornando-o mais barato. Nos anos seguintes, a Intel desenvolveu os modelos 80186 e 80188, utilizados em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A evoluçao dos microprocessadores
  • evolução dos Microprocessadores
  • Microprocessadores
  • Evolução de Microprocessadores
  • Microprocessador
  • Microprocessadores
  • Evolução dos microprocessadores da intel até o pentium mmx e o pentium pro
  • Microprocessador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!