Evolução dos computadores

Páginas: 6 (1453 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
[pic]

ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA – ESAMAZ

CURSO DE ODONTOLOGIA







Ana Beatriz Lima Barata









A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES










Trabalho referente a matéria_______ ministrado pelo prof.___,__ pela turma_____.















BELÉM/PA

2013

Com toda a tecnologia disponível anossa volta, entrelaçada no nosso cotidiano, fica difícil imaginar um mundo onde não seria possível acessar o “mundo virtual”. No que tange especialmente aos computadores, que chega agora não faz ideia da quantidade de evoluções por qual ele passou para se tornar o que é hoje. Jovens que usam computadores portáteis (os chamados notebooks e até mesmo netbooks) nem imaginam que apenas um computador jáocupou o espaço de, por exemplo, todo o compartimento de uma casa comum.

Quem iria imaginar 50, 60 anos atrás, que um computador (apenas um) poderia ser carregado em uma simples mochila? E quem hoje, imaginaria que um computador só poderia ser transportado de trem? Atualmente já existem computadores de bolso, os chamados smartphones, que possuem configurações muito superiores a dealguns notebooks.

Diante disso, veremos as diversas evoluções por quais os computadores passaram, e as características peculiares de cada tempo:




1ª Geração

Em 1943, um projeto britânico, sob a liderança do matemático Alan Turing, colocou em operação uma série de máquinas mais ambiciosas, o COLOSSUS, pois ao invés de relés eletromecânicos, cada nova máquinausava 2.000 válvulas eletrônicas

O Colossus trabalhava com símbolos perfurados numa argola de fita de papel, que era inserida na máquina de leitura fotoelétrica, comparando a mensagem cirfrada com os códigos conhecidos até encontrar uma coincidência. Ele processava 25.000 caracteres por segundo.

Em 1945, John von Neumann delineia os elementos críticos de um sistema decomputador.
Já em 1946, surgiu o ENIAC - Eletronic Numerical Interpreter and Calculator, ou seja, "Computador e Integrador Numérico Eletrônico", projetado para fins militares, pelo Departamento de Material de Guerra do Exército dos EUA, na Universidade de Pensilvânia. Era o primeiro computador digital eletrônico de grande escala e foi projetado por John W. Mauchly e J. Presper Eckert (que eraum gênio em engenharia, pois quando tinha apenas 8 anos contruiu um rádio a cristal e colocou-o num lápis).



Só que o ENIAC tinha um grande problema: por causa do número tão grande de válvulas, operando à taxa de 100.000 pulsos por segundo, havia 1,7 bilhão de chances a cada segundo de que uma válvula falhasse, além da grande tendência de superaquecer-se. Pois as válvulas liberavamtanto calor, que mesmo com os ventiladores a temperatura ambiente subia, às vezs, até 67°C. Então Eckert, aproveitou a idéia utilizada em órgãos eletrônicos, fazendo com que as válvulas funcionassem sob uma tensão menor que a necessária, reduzindo assim as falhas a 1 ou 2 por semana, sendo desativado em 2 de outubro de 1965.

O sucessor do ENIAC foi o EDVAC - Eletronic Discrete VariableComputer ou "Computador Eletrônico de Variáveis Discretas". O EDVAC foi planejado para acelerar o trabalho armazenando tanto programas quanto dados em sua expansão de memória interna. Os dados, então, eram armazenados eletronicamente num meio material composto de um tubo cheio de mercúrio, conhecido como linha de retardo, onde os cristais dentro do tubo geravam pulsos eletrônicos que se refletiampara frente e para trás, tão lentamente quanto podiam, de fato a reter a informação, semelhante a um desfiladeiro que retém um eco, que Eckert descobriu por acaso ao trabalhar com radar. Outra grande característica do EDVAC era poder codificar as informações em forma binária em vez da forma decimal, reduzindo bastante o número de válvulas.
No ano de 1947, John Bardeen, William Shockley...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução computadores
  • A evolução dos computadores
  • Evolução dos computadores
  • A evolução dos computadores
  • A evolução dos computadores
  • Evolução dos computadores
  • Evolução dos computadores
  • Evolução do computador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!