Evolução dos computadores

Páginas: 7 (1584 palavras) Publicado: 3 de junho de 2012
TRABALHO DE INFORMÁTICA APLICADA À ENGENHARIA














A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES APARTIR DE 1959














Introdução
Pesquisas feitas recentemente revelam que houve um aumento considerável no número de pessoas que possuem computador em casa. Poucos sabem sobre o processo de evolução doscomputadores, até chegar aos modelos modernos de tecnologia de ponta dos dias atuais. Neste trabalho iremos mostrar a evolução dos computadores, mais detalhadamente a partir de 1959, com o surgimento da segunda geração de computadores.

1ª Geração ( 1951-1959)
* Circuitos eletrônicos e válvulas
* Uso restrito
* Precisava ser reprogramado a cada tarefa
* Grande consumo de energia
*Problemas devido à muito aquecimento

Em 1946 é anunciada a criação do primeiro computador digital eletrônico de grande escala do mundo, o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator). O ENIAC pesava 30 toneladas, consumia 200 000 watts de potencia e ocupava várias salas. De 1951 a 1959 surgem os computadores de primeira geração, eram destinados apenas a funções de cálculos, sendoutilizados para resolução de problemas específicos, pois cada máquina possuía seu próprio código e, para novas funções, era necessário reprogramar completamente o computador. Possuíam grandes válvulas elétricas que por meio de pulsos permitiam ampliação e troca de sinais, que favoreciam um superaquecimento constante das máquinas, Normalmente essas válvulas quebravam após algumas horas de uso e tinham oprocessamento bastante lento.
2ª Geração (1959-1964)
* Início do uso comercial
* Tamanho gigantesco
* Capacidade de processamento muito pequena
* Uso de transistores em substituição às válvulas
As gigantes máquinas não estavam sendo rentáveis, pelos constantes gastos com manutenção. A principal necessidade era substituir as válvulas elétricas por uma nova tecnologia que permitisseum armazenamento mais discreto e não fosse tão responsável pela geração de calor excessivo, evitando superaquecimentos.
Foi assim então que entre 1959 e 1964, foram introduzidos os computadores de segunda geração, menores, pesava apenas 890 Kg, e mais rápidos e com grande capacidade de computação, baseados em transistores e circuitos de estado sólido (solid state). Eram as válvulas, enormes, queocupavam a maior parte da estrutura física de um computador. Fabricado inicialmente pela Fairchild Semiconductors, o transistor fazia a mesma coisa que uma válvula , permitir ou não a passagem de uma corrente elétrica, mas ocupando um espaço muitas vezes menor. Enquanto uma válvula mal cabia na palma da mão, um transistor era menor que um dedo mindinho.
Surgiram os programas de linguagemorientada para a máquina, destinados a aplicações comerciais nas empresas. A adoção do disco magnético de alta velocidade e de acesso rápido trouxe elevada rapidez no processamento de dados.
Para os comandos desses computadores, as linguagens de máquina foram substituídas por linguagem Assembly. Esse tipo de programação é utilizado até hoje, mas em vez de ser utilizado para softwares ou sistemasoperacionais, é mais frequente nas fábricas de componentes de hardware, por trabalhar com instruções mais diretas.
3ª Geração (1965-1975)
* Surgem os circuitos integrados
* Diminuição do tamanho
* Maior capacidade de processamento
* Início da utilização dos computadores pessoais
Em 1964, a IBM lançou o primeiro computador de terceira geração, baseado em circuitos integradosminiaturizados e montados em um de enorme capacidade de entrada-saída, vasto armazenamento interno e operando em bilionésimos de segundos: a família do Sistema/360, com enorme sucesso comercial. Entre 1965 a 1975 nascem os computadores da terceira geração. Esses computadores passam a ter diversos componentes miniaturizados e montados em um único CHIP, sendo capazes de calcular em nanossegundos, com uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução computadores
  • A evolução dos computadores
  • Evolução dos computadores
  • A evolução dos computadores
  • A evolução dos computadores
  • Evolução dos computadores
  • Evolução dos computadores
  • Evolução dos computadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!