Evolução dos computadores

Páginas: 7 (1640 palavras) Publicado: 31 de maio de 2012
ESCOLAS E FACULDADES QI

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

INFORMÁTICA APLICADAJOHN VON NEUMANN



Nome do Aluno: Rogério Lobo AntunesProfessor: João Moreira





Porto Alegre

2012


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
1ª GERAÇAO DOS COMPUTADORES 4
2ª GERAÇÃO DOS COMPUTADORES 6
3ª GERAÇÃO DOS COMPUTADORES 7
4ª GERAÇÃO DOS COMPUTADORES 8
5ª GERAÇÃO DOS COMPUTADORES 9
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 11




INTRODUÇÃO

Nestetrabalho iremos mostrar como se deu a Evolução dos computadores, como foram desenvolvidos os primeiros computadores, como foi seu desenvolvimento em cada era e como foram se desenvolvendo até chegarem como são nos dias atuais, o que antes eram apenas máquinas gigantescas capazes de realizar cálculos complexos, hoje tem um poder incrível de processamento e realizam todo tipo de tarefa quenecessitamos em nosso dia a dia.


1ª GERAÇAO DOS COMPUTADORES

Em 1943, um projeto britânico, sob a liderança do matemático Alan Turing, colocou em operação uma série de máquinas mais ambiciosas, o COLOSSUS , pois ao invés de relés eletromecânicos, cada nova máquina usava 2.000 válvulas electrónicas (por coincidência, mais ou menos o mesmo número de válvulas que Zuze propusera para a nova máquinaque não lhe permitiram desenvolver...).
O Colossus trabalhava com símbolos perfurados numa argola de fita de papel, que era inserida na máquina de leitura fotoelétrica, comparando a mensagem codificada com os códigos conhecidos até encontrar uma coincidência. Ele processava 25.000 caracteres por segundo. Em 1945, John von Neumann delineia os elementos críticos de um sistema de computador.
Já em1946, surgiu o ENIAC - Eletronic Numerical Interpreter and Calculator , ou seja, " Computador e Integrador Numérico Eletrônico", projetado para fins militares, pelo Departamento de Material de Guerra do Exército dos EUA, na Universidade de Pensilvânia. Era o primeiro computador digital electrónico de grande escala e foi projetado por John W. Mauchlye J. Presper Eckert (que era um génio emengenharia, pois quando tinha apenas 8 anos construiu um rádio a cristal e colocou-o num lápis).

O ENIAC tinha as seguintes características:

* Totalmente electrónico
* 17.468 válvulas
* 500.000 conexões de solda
* 30 toneladas de peso
* 180 m² de área construída
* 5,5 m de altura
* 25 m de comprimento
* 2 vezes maior que MARK I
* Realizava uma soma em 0,0002 s
*Realizava uma multiplicação em 0,005 s com números de 10 dígitos

Só que o ENIAC tinha um grande problema: por causa do número tão grande de válvulas, operando à taxa de 100.000 pulsos por segundo, havia 1,7 bilhão de possibilidades a cada segundo de que uma válvula falhasse, além da grande tendência de elevado aquecimento. Pois as válvulas liberavam tanto calor, que mesmo com os ventiladores atemperatura ambiente subia, às vezes, até 67°C. Então Eckert, aproveitou a ideia utilizada em órgãos electrónicos, fazendo com que as válvulas funcionassem sob uma tensão menor que a necessária, reduzindo assim as falhas a 1 ou 2 por semana. Nesta época, as válvulas representavam um grande avanço tecnológico, mas apresentavam os seguintes problemas:
* Aquecimento demasiado provocando queima...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução computadores
  • A evolução dos computadores
  • Evolução dos computadores
  • A evolução dos computadores
  • A evolução dos computadores
  • Evolução dos computadores
  • Evolução dos computadores
  • Evolução dos computadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!