evolução doa modelos atomicos

Páginas: 6 (1464 palavras) Publicado: 23 de julho de 2014
A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS
A constituição da matéria é motivo de muita curiosidade entre os povos antigos. Filósofos buscam há tempos a constituição dos materiais. Resultado dessa curiosidade implicou na descoberta do fogo, o que o permitiu cozinhar os alimentos, e consequentemente implicou em grande desenvolvimento para a sociedade. A partir dessa descoberta pôde-se verificar, ainda, queo minério de cobre (conhecido na época com pedras azuis), quando submetido ao aquecimento, produzia cobre metálico, ou aquecido na presença de estanho, formava o bronze.
MODELO DE DALTON
O conceito de "Teoria atômica" veio a surgir após a primeira ideia científica de átomo, proposta por John Dalton após observações experimentais sobre gases e reações químicas.
Em 1803, o professor inglês JohnDalton propôs uma explicação da natureza da matéria. A proposta foi baseada em fatos experimentais. Os principais postulados da teoria de Dalton são:
1. “Toda matéria é composta por minúsculas partículas chamadas átomos”.
2. “Os átomos de um determinado elemento são idênticos em massa e apresentam as mesmas propriedades químicas”.
3. “Átomos de diferentes elementos apresentam massa epropriedades diferentes”.
4. “Átomos são permanentes e indivisíveis, não podendo ser criados e nem destruídos”.
5. “As reações químicas correspondem a uma reorganização de átomos”.
6. “Os compostos são formados pela combinação de átomos de elementos diferentes em proporções fixas”.
A conservação da massa durante uma reação química (Lei de Lavoisier) e a lei da composição definida (Lei de Proust) passou aser explicada a partir desse momento, por meio das ideias lançadas por Dalton.
Resumindo: Dalton acreditava que o átomo era uma esfera maciça, homogênea, indestrutível, indivisível e de carga elétrica neutra.
Se fizermos uma comparação, os átomos seriam semelhantes a bolinhas de gude: maciças e esféricas.
MODELO DE THOMSON
No final do século XIX, os físicos começaram a investigar o fluxo dacorrente elétrica no interior de tubos que continham gases rarefeitos, sob baixa pressão.
Em 1897, J.J. Thomson, baseando-se em alguns experimentos, propôs um novo modelo atômico.
1º experimento
 A ausência de matéria gerada pela bomba de vácuo representa que, para o fechamento da corrente elétrica, "algo" deve passar entre o catodo e o anodo. Esse feixe foi denominado de raios catódicos.

2ºexperimento
Nesse experimento, a presença da ventoinha tem por objetivo determinar se o feixe possuía massa. Como a ventoinha se movimenta, fica provada a existência de massa no feixe.

3º experimento
O último experimento teve por objetivo a determinação da carga do feixe. Como pode ser observado acima, o feixe aproxima-se da placa positiva tendo, portanto carga negativa.

O cientista inglêsJ.J. Thomson, elaborando melhor os experimentos realizados com tubos de raios catódicos, demonstrou que esses raios eram um feixe de partículas menores que o átomo e carregadas negativamente. Estava descoberto o elétron, a primeira partícula subatômica, e ficava provado que o átomo não é indivisível.
Thomson propõe, então, um novo modelo para o átomo. O átomo é constituído de uma esfera (pasta)de carga positiva, com elétrons incrustados. Esse modelo ficou conhecido como “pudim de passas”.
Em 1897, o físico americano Joseph J. Thomson determinou a relação carga/massa (e/m), para o elétron, que é de -1,76. 108 coulomb/grama.
MODELO DE RUTHERFORD
Ernest Rutherford foi um físico e químico neozelandês que se tornou conhecido como o pai da física nuclear. Num trabalho no início dacarreira, descobriu o conceito de meia-vida radioativa, provou que a radioatividade causa a transmutação de um elemento químico em outro, e também distinguiu e nomeou as radiações alfa e beta. Foi premiado com o Nobel de Química em 1908, por suas investigações sobre a desintegração dos elementos e a química das substâncias radioativas. Rutherford foi aluno de Joseph J. Thomson  na Universidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução dos modelos atômicos
  • A evolução dos modelos atómicos
  • Evolução modelos atômicos
  • A evolução do modelo atômico
  • A evolUçao do modelo atomico
  • Evolução do modelo atômico
  • Evolução dos modelos atomicos
  • Evolução do modelo atômico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!