Evolução do processo de qualidade no mercado brasileiro

Páginas: 6 (1357 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2012
EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE QUALIDADE DENTRO DO MERCADO BRASILEIRO

A base da economia no final do século XIX e início do século XX era a agricultura, e o produto chave era o café, responsável por mais de 50% do valor das exportações . Além do café, exportávamos também cacau, açúcar, algodão e borracha, que era a matéria-prima essencial nas operações de guerra. Com a Primeira Guerra, nossasexportações de café caíram bastante e, apesar do aumento das exportações de borracha, o Brasil enfrentou séria crise financeira, recuperando-se nas décadas de 1920 e 1930, quando aumentou suas exportações cafeeiras que atingiram 69,5% das exportações brasileiras em 1930.
Já na segunda metade do século XIX, o Brasil começou a industrializar-se, embora sem o apoio do governo – interessado na produçãoagrícola – e de forma bastante tímida.
Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), com a falta de produtos importados, que não eram mais produzidos pela Europa para exportação, o Brasil passou realmente a acelerar seu processo de industrialização, que começou com a indústria têxtil.
Quando a crise econômica de 1929 abalou a hegemonia do café, o governo adotou uma política protecionista para aindústria, apesar da oposição dos grandes fazendeiros de café, essencialmente agrícola. Nessa época, em São Paulo, houve um surto industrial que favoreceu a implantação de várias fabricas de tecidos, calçados e chapéus.

A qualidade da indústria automobilística do Brasil.

O Brasil, que, até a Segunda guerra Mundial, era um país essencialmente agrícola, não passou por todas as etapas de evolução daqualidade por que passaram a Europa e estados Unidos.
No período áureo de nossas atividades agrícolas – final do século XIX e inicio do século XX – formaram-se grandes riquezas no Norte e Nordeste (principalmente em Pernambuco e Bahia) e no Sudeste (Rio de Janeiro e nas regiões Norte e Noroeste de São Paulo).
A Ford Company inaugurou a indústria automobilística no Brasil com a fundação em 24de abril de 1919, a Ford do Brasil. Em 1° de Maio daquele ano era montado o primeiro carro no País, o Ford modelo T.
Em 1921, foi instalada pela Ford a primeira linha de montagem de veículos em série no Brasil. A General Motors, em 1923, também instalou uma linha de montagem, mas produzindo somente veículos comerciais.
A mão de obra do setor automobilístico não era qualificada, mas formada porcolonos das fazendas de café (imigrantes italianos e espanhóis) que, em virtude da crise da cultura cafeeira, a partir de 1930, começaram a migrar para a capital paulista a procura de emprego.
A crise econômica do café desestimulou o crescimento das exportações de veículos e não permitiu também que fossem criadas condições para o desenvolvimento da produção automobilística do Brasil.
Não haviaindústria siderúrgica e as metalúrgicas estavam voltadas para a produção de peças de reposição das maquinas da indústria têxtil, maquinas de beneficiar café, equipamentos de usinas de açúcar, implementos agrícola e utensílios domésticos, entre outros produtos simples. As maquinas e equipamentos mais sofisticados eram importados, inclusive locomotivas, que eram essenciais para o escoamento do café,nossa principal riqueza naquela época.
Com a Segunda Guerra Mundial cessaram as importações de veículos. Como não havia peças de reposição, surgiram as pequenas oficinas artesanais de autopeças.
No inicio da década de 90 do século XX, devido a falta de concorrência, a qualidade dos carros brasileiros era bem inferior aos carros produzidos na Europa, Japão e Estados Unidos. Os carros nacionaiseram considerados “verdadeiras carroças” e afirmava-se, na época, que isso só era superado quando houvesse a abertura do mercado para forçar o aumento da qualidade, produtividade e competitividade dos produtos nacionais.
Exposta a competição internacional, hoje a indústria automobilística atingiu um padrão de qualidade classe mundial, e os seus produtos são superiores aos similares importados....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução histórica do processo de qualidade
  • Evolução do processo da qualidade
  • Mercado Brasileiro
  • A evolução da qualidade
  • evolução da qualidade
  • Evolução da qualidade
  • Evolucao dos mercados
  • A EVOLUÇÃO DA QUALIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!