Evolução do Português

Páginas: 2 (385 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014
O surgimento da Língua Portuguesa está profunda e inseparavelmente ligado ao processo de constituição da Nação Portuguesa. Na região central da atual Itália, o Lácio, vivia um povo que falava latim.Nessa região, foi posteriormente fundado a cidade de Roma, esse povo foi crescendo e anexando novas terras ao seu domínio. Os romanos chegaram a possuir um grande império e, a cada conquista, impunhamaos vencidos os seus hábitos, as suas instituições, os seus padrões de vida e a sua língua.
Existiam duas formas de expressar o latim:
1° - O latim vulgar
2° - O latim clássico
O latim vulgar erasomente falado. Era a língua do quotidiano, usada pelo povo analfabeto da região central da atual Itália e das províncias: soldados, marinheiros, artífices, agricultores, barbeiros, escravos, etc.Era a língua viva, sujeita a alterações frequentes e por isso apresentava diversas variações.
O latim clássico era a língua falada e escrita, apurada, artificial, rígida, era o instrumento literáriousado pelos grandes poetas, prosadores, filósofos, retóricos. A expressão do latim que os romanos acabavam por impor aos povos vencidos era a vulgar; estes povos eram muito diversificados e falavamlínguas muito diferentes, por isso em cada região o latim vulgar sofreu alterações distintas, o que resultou...
A língua portuguesa uniformizou-se a partir do século XVI e adquiriu as características doportuguês actual. A rica literatura renascentista portuguesa, nomeadamente a produzida por Camões, desempenhou papel fundamental nesse processo de uniformização. As primeiras gramáticas e os primeirosdicionários da língua portuguesa também datam do século XVI. Existe um período na evolução da língua portuguesa a que também se denomina PERÍODO PSEUDO-ETIMOLÓGICO e que se inicia no século XVI e seprolonga até 1911, ano em que é decretada a reforma ortográfica, fundada nos preceitos da gramática de Gonçalves Viana, publicada em 1904.
A grande reforma seguinte, em 1945, resultante de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução do sistema fiscal português
  • Pluralismo e monismo jurídico na evolução do direito português
  • Evolução histórica do direito português até o período das ordenações afonsinas
  • Evolução
  • evoluçao
  • Evoluçao
  • evolução
  • Evolução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!