Evolução do pensamento

Páginas: 5 (1008 palavras) Publicado: 2 de março de 2015
Os 4 Pensamentos (A Evolução do Pensamento Humano)

Escultura em bronze "O Pensador" de Auguste Rodin (1904)
Ao surgir na Terra o Homem não tinha ferramentas de análise como as tem hoje, seus equipamentos e métodos eram rudimentares. Com o passar do tempo desenvolveu ferramentas materiais e metodológicas que lhe deu a capacidade de ampliar seu conhecimento aos níveis atuais, mas para tantonecessitou obrigatoriamente alterar e desenvolver sua forma de pensar. Toda forma de conhecimento adquirida pelo Homem baseia-se em 4 pensamentos.

Primeiro Pensamento (O Pensamento Mítico)

Durante muito tempo a humanidade conheceu apenas uma forma de pensar. Desprovida de ferramentas sofisticadas, sua única forma de explicar a complexidade da Natureza ao seu redor era através de mitos. Os mitossão narrativas onde aparecem seres e acontecimentos imaginários que simbolizam as forças da Natureza e aspectos da vida humana, ou são representações de fatos e personagens reais exagerados pela imaginação e tradição populares.

Ribeirinhos do interior amazônico ainda hoje acreditam que botos (golfinhos de água doce) saem dos rios, se transformam em homens, encantam e engravidam suasadolescentes, uma forma de evitar retaliações sociais acerca da atividade sexual precoce. Os nórdicos acreditavam que as descargas elétricas atmosféricas (raios e trovões) eram centelhas e ruídos causados por Thor (deus antropomorfo) ao despedaçar rochas com seu martelo acima das nuvens. Os hebreus antigos tinham outra explicação para o mesmo fenômeno natural, acreditavam que era a voz de anjos ou de seudeus da guerra, Jeová. Assim cada povo, cada cultura, criava seus mitos para explicar os fatos do cotidiano.

Segundo Pensamento (O Pensamento Religioso)

O desenvolvimento social deu origem a um complexo sistema de mitos em torno do espiritual que culminou nas religiões. Os vestígios mais antigos encontrados pela arqueologia acerca deste pensamento são de aproximadamente 40 mil anos atrás, emmeio à última glaciação global, quando os homens primitivos começaram a sepultar seus entes queridos. O ato de sepultar, acredita-se, demanda uma noção mística. Os primeiros templos construídos pelo Homem, encontrados na Turquia, coincidem com a invenção da agricultura e foram edificados 7 mil anos antes das pirâmides do Egito, tendo sido parte de uma religião que perdurou em torno de 4 mil anos, odobro dos longos 2 mil anos do cristianismo, cuja principal entidade possuía características de touro. Milenar e de origem pré-histórica o pensamento religioso ainda é muito bem aceito até os dias de hoje, onde deuses, heróis, profetas, avatares e messias são as personagens centrais.

Os povos do passado acreditavam que as entidades divinas, em sua ira, utilizavam seus poderes para causarquebra na produção de grãos, enchentes, secas, terremotos, epidemias, etc., com o fim de aplicar corretivos à sociedade humana imperfeita. Mas longe da dura realidade da vida, algumas das mais importantes crenças do pensamento religioso, como paraíso, inferno, vida e castigo eternos, giram em torno da morte.

Com explicações convincentes para a massa, o pensamento religioso contribuiu mais consolandoe resignando do que solucionando os problemas humanos. A busca por novas explicações e soluções mais eficientes deu origem a uma nova forma de pensar, a qual ganhou força com a ascensão do império grego.

Terceiro Pensamento (O Pensamento Filosófico)

No século VI a.C. surgem os primeiros filósofos na Grécia: Tales de Mileto, Heráclito de Éfeso, Pitágoras de Samos, entre outros. A partir doséculo IV a.C. os pensamentos de Sócrates dividiram os filósofos em pré e pós-socráticos.

Durante o domínio da igreja romana, na idade média, as escolas filosóficas gregas foram sistematicamente fechadas e a filosofia foi amplamente utilizada para disseminação das crenças católicas. Tomás de Aquino, Agostinho de Hipona e Martinho Lutero foram pensadores proeminentes que utilizaram a filosofia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução do Pensamento
  • EVOLUCAO DO PENSAMENTO
  • Evolução do pensamento
  • evolução do pensamento
  • EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO
  • Evolução do pensamento administrativo
  • Evolução do Pensamento Administrativo
  • Evolução pensamento administrativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!