Evolução do pensamento economico

Páginas: 7 (1593 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
FACULDADE ANHANGUERA DE NEGOCIOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO-FACNET



OTAVIO LOPES
02/04/2014




A evolução do pensamento econômico




A evolução do pensamento econômico passou por diversas mudanças através dos tempos, sendo modificada a cada nova teoria e contestação de alguns estudiosos, como os filósofos gregos e romanos. Passou por idéias liberais e de individualismo eoutras que queriam uma economia ligada à constituição de um Estado forte, os renascentistas diziam que entre a Antigüidade Clássica e sua época não houve evolução e que foi um período sem idéias novas. Mesmo as atividades econômicas tiveram nessa época pouca força, voltando a se fortalecer no século XI, quando houve um crescimento demográfico que aumentou a oferta de mão de obra, trazendo um aumento deprodução e o desenvolvimento como conseqüência desses fatores. Surge o sistema bancário e fortalece-se o pensamento econômico da igreja.
A fase pré-científica é subdividida em três períodos. A Antiguidade Grega, cuja característica principal foi o desenvolvimento nos estudos políticos e filosóficos. A Idade Média ou Pensamento Escolástico, com doutrinas teológicas e filosóficas. E, oMercantilismo, quando houve uma expansão dos mercados consumidores e, conseqüentemente do comércio, a fase científica pode ser dividida em Fisiocracia, Escola Clássica e Pensamento Marxista. A primeira pregava a existência de uma "ordem natural", onde o Estado não deveria intervir (laissez-faire) nas relações econômicas. Os doutrinadores clássicos acreditavam que o Estado deveria intervir para equilibrar omercado (oferta e demanda), através do ajuste de preços. Já o marxismo criticava a "ordem natural" e a "harmonia de interesses", afirmando que tanto um como outro resultava na concentração de renda e na exploração do trabalho
A teoria Econômica vem apresentando algumas transformações, principalmente a partir dos anos 70, após as duas crises do petróleo. Três características marcaram esse período.Primeiro existe uma consciência maior das limitações e possibilidades de aplicações da teoria. O segundo ponto diz respeito ao avanço no conteúdo empírico da economia. Finalmente, observamos uma consolidação das contribuições dos períodos anteriores.
O desenvolvimento da informática permitiu um processamento de informações em volume e precisão sem precedentes. A teoria Econômica passou a Ter umconteúdo empírico que lhe conferiu uma aplicação prática maior. Por outro lado, isso permite um aprimoramento constante da teoria existente; por outro, abre novas frentes importantes.
Todo o corpo teórico da economia avançou consideravelmente. Hoje a análise econômica engloba quase todos os aspectos da vida humana, e o impacto desses estudos na melhoria do padrão de vida e do bem-estar de nossasociedade é considerável. O controle e o planejamento macroeconômico nos permite antecipar muitos problemas, e evitar algumas frustrações desnecessárias.
Ainda no século XVI, nasce a primeira escola econômica, denominada como mercantilista. O mercantilismo é marcado por um processo de alargamento dos mercados consumidores e, principalmente, dos produtores de matéria-prima, bem como pela revoluçãocomercial, pela centralização do comércio como atividade econômica e pelo protecionismo e intervencionismo estatal na economia. Evidentemente, as práticas econômicas neste período histórico só possuíam um viés, o de acúmulo de lucros, o enriquecimento. Esse apego descomedido à lucratividade criou a principal crítica proposta a esta escola econômica, pois como bem assestou Montaigne "o lucro de umpaís é o prejuízo de outro", já que o lucro era vislumbrado superior a qualquer outra concepção humana. A produção de riqueza, nesta fase do pensamento econômico, é individualista e regional. Contudo, inegável a contribuição deste período econômico, eis que os primeiros princípios da economia nascem justamente neste ínterim.
Após o mercantilismo, a fisiocracia nasce na França, já por volta do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução do pensamento economico
  • Evolução do pensamento econômico
  • Evolucao do pensamento economico
  • Evolução do pensamento econômico
  • Evolução do pensamento econômico
  • A evolução histórica do pensamento econômico
  • evolução do pensamento economico
  • Evolução do pensamento econômico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!