Evolução do pensamento economico

Páginas: 2 (417 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2011
John Stuart Mill
É considerado um defensor do liberalismo, mas numa perspetiva diferente da preconizada por Adam Smith e David Ricardo. Como tal é usual rotulá-lo de defensor do chamado liberalismoheterodoxo. Mill propôs um conjunto de modificações em nível da organização da sociedade: abolição do regime de salariado em favor de um regime de associação entre os trabalhadores e as empresas;colocação dos rendimentos provindos da renda da terra ao dispor de toda a coletividade; limitações ao direito à herança; implementação de impostos sobre as sucessões; regulamentação dos horários detrabalho dos trabalhadores; etc.

Alfred Marshall (1824- 1924)
Marshall tem na teoria econômica uma posição central e dominante. A forma como utilizou a matemática trouxe à economia alcance eprofundidade e transformou metodologicamente a abordagem desta ciência. Utiliza os métodos de análise dos marginalistas para uma espécie de renovação da escola clássica e tenta conciliar três teorias de valor:a da oferta e da procura, a da utilidade marginal e a dos custos de produção. A teoria marginalista, formulada em 1870, defende que o valor de troca de um produto não depende da quantidade de trabalhoincorporado (conceção objetiva dos clássicos), mas da utilidade da sua última unidade disponível, utilidade necessariamente menor em função da lei da utilidade marginal decrescente (conceçãosubjetiva).

Conclusão
Assim, o nosso sistema econômico atual é, sem dúvida, melhoramentos, adaptações e correções dos sistemas anteriores tendo como idéia predominante o neo-capitalismo tendo um de seusmais destacados representantes o economista keynesiano Paul Samuelson. É importante ressaltar, também, que o fato de Keynes discordar da lógica liberal e da necessidade da existência de um "exércitosocial de reserva" (desempregados), e passar a pregar a busca do pleno emprego, não significavam sua aproximação com os socialistas. Tendo isso em mente, pode-se dizer que o modelo keynesiano se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução do pensamento econômico
  • Evolucao do pensamento economico
  • Evolução do pensamento econômico
  • Evolução do pensamento econômico
  • A evolução histórica do pensamento econômico
  • evolução do pensamento economico
  • Evolução do pensamento econômico
  • A evolução do pensamento econômico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!