Evolução do pensamento econômico

Páginas: 3 (517 palavras) Publicado: 17 de abril de 2013
Evolução do Pensamento Econômico:
Breve Retrospecto
Questões do capítulo 2

1. Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
O mercantilismo tinha como principalpreocupação a acumulação de riquezas de uma nação na forma de metais. Considerava-se que o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos e mais forte oseu comércio externo. Já para os Fisiocratas, a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza em atividades econômicas como: a lavoura, a pesca e a mineração; onde só a terra tinhacapacidade de multiplicar a riqueza e não o comércio.

2. Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?
Adam Smith, ele acreditava que se deixasse atuar a livreconcorrência, uma “mão invisível” levaria a sociedade à perfeição. Smith colocou que a busca de lucrar ao máximo, acabaria promovendo o bem-estar de toda a comunidade. A ideia de Adam era clara. Aprodutividade decorre da divisão de trabalho, e esta, por sua vez, decorre da tendência inata da troca, que, finalmente, é estimulada pela ampliação dos mercados.

3. O que diz a teoria das vantagenscomparativas? Quem foi seu autor?
Segundo a teoria das vantagens comparativas, o autor analisou por que as nações negociam entre si, se é melhor para elas comerciarem e quais produtos devem sercomercializados, a resposta dada a essas questões constitui importante contribuição à teoria do comércio internacional. O comércio entre países dependeria das dotações relativas de fatores de produção. O autordessa teoria foi David Ricardo (1772-1823).


4. Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio keynesiano da demanda efetiva?
Na lei de Say o aumento da produção se transformaria emrenda dos trabalhadores e empresários, que seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços. Já a teoria Keynesiana diz que um dos principais fatores responsável pelo volume de emprego é o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução do pensamento economico
  • Evolução do pensamento econômico
  • Evolucao do pensamento economico
  • Evolução do pensamento econômico
  • A evolução histórica do pensamento econômico
  • evolução do pensamento economico
  • Evolução do pensamento econômico
  • A evolução do pensamento econômico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!