Evolução do pensamento econômico

Páginas: 5 (1071 palavras) Publicado: 20 de fevereiro de 2015
Evolução dos pensamentos econômicos
Clássico: Trata-se do liberalismo econômico e o principal membro é Adam Smith, que não acreditava na forma mercantilista de desenvolvimento econômico (que se tratava de uma politica econômica onde o governo interferia muito na economia do país e o objetivo era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico através do acumulo de riquezas).
A teoriaclássica do estudo dos meios de manter a ordem econômica através do liberalismo e da interpretação das inovações tecnológicas proveniente da Revolução Industrial.
A escola clássica é caracterizada pela busca no equilíbrio do mercado (oferta e demanda) via ajustes de preços e pela não intervenção estatal na atividade econômica, prevalecendo à atuação da ordem natural.
De acordo com o pensamentode Adam Smith, a economia não deveria se limitar ao estoque de matérias precioso e ao enriquecimento da nação, pois segundo o mercantilismo, desta nação somente fazia parte apenas a nobreza, e o restante da população estaria excluída dos benefícios provenientes das atividades econômicas. Sua principal preocupação era elevar o nível de vida de todo o povo.
Neoclássica: A partir de 1870, opensamento econômico passava por um período de incertezas diante de teorias constantes como a marxistas, clássica e fisiocrata. Esse período conturbado só teve fim com a vinda da Teoria Neoclássica, em que se modificaram os métodos econômicos. Através destes métodos buscou-se a racionalização e otimização dos recursos escassos.
Conforme a teoria neoclássica, o homem saberia racionalizar, portanto,equilibraria seus ganhos e seus gastos. É nela que se dá a consolidação do pensamento liberal. Doutrinava um sistema econômico competitivo tendendo automaticamente para o equilíbrio, a um nível pleno de emprego dos fatores da produção.
Pode-se dividir essa nova teoria em quatro importantes escolas:
Escola de Viena ou Psicológica Austríaca – Que se destaca por formular uma nova teoria de valorbaseada na utilidade, ou seja, o valor do bem é determinado pela quantidade e utilidade do mesmo. Também chamada de Teoria do Equilíbrio Geral.
Escola de Lausanne – Também chamada de Equilíbrio Geral enfatizava a interdependência de todos os preços do sistema econômico para manter o equilíbrio.
Escola de Cambridge – Também chamada de Equilíbrio Parcial considerava que a economia era o estudo daatividade humana nos negócios econômicos, portanto, a economia seria uma ciência do comportamento humano e não da riqueza.
Escola Neoclássica Sueca – Foi responsável pela tentativa de entregar a análise monetária a análise real, o que mais tarde foi feita por Keynes.
A principal preocupação dos neoclássicos era o funcionamento de mercado e como se chegar ao pleno emprego dos fatores de produção,baseada no pensamento liberal.
Marxista – A principal reação politica e ideológica ao classicismo foi feita pelo socialista, mais precisamente por Karl Marx (1818-1883) e Frederic Engels, que criticavam a “ordem natural” e a “ harmonia de interesses”, pois há concentração de renda e exploração do trabalho.
O pensamento de Marx não se restringe unicamente ao campo da economia, mas abrange tambéma filosofia, sociologia e a história. Preconizava (elogiava em excesso) a derrubada da ordem capitalista e inserção do capitalismo e a inserção do socialismo (Sistema daqueles que querem transformar a sociedade pela incorporação dos meios de produção na comunidade, pelo regresso dos bens e propriedades particulares a coletividade e pela repartição entre todos, do trabalho comum e dos objetos deconsumo).
Em contraposição aos Clássicos, Marx afirmava que erraram ao afirma que a estabilidade e o crescimento econômico seria efeito da atuação da ordem natural. E explica dizendo que “as forças que criaram essa ordem procuram estabilizá-la, sufocando o crescimento de novas forças que ameaçam arruína-las, até que essas novas forças finalmente se afirmem e realizem suas inspirações”.
Ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução do pensamento economico
  • Evolução do pensamento econômico
  • Evolucao do pensamento economico
  • Evolução do pensamento econômico
  • A evolução histórica do pensamento econômico
  • evolução do pensamento economico
  • Evolução do pensamento econômico
  • A evolução do pensamento econômico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!