Evolução do pensamento de administração

Páginas: 11 (2618 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS




NILZA SUELY MAIA DE FREITAS
SANDRA LUCIA COELHO
MARLIENE MATOS LOPES
MARIA SONIVANIA
MARCIO CANTUÁRIA
MARIO SERGIO









Trabalho apresentado á disciplina de Evolução do Pensamento de Administração, tendo como requisito a obtenção de ponto para 1ª Avaliação. Turma Noite II,Sala 09, Solicitado pelo Professor Ruy Solino.



BELÉM
2010



SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2- DESENVOLVIMENTO................................................................................ .............4
3 – CONCLUSÃO (Nilza Suely Maia deFreitas............................................................ 16
4 – CONCLUSÃO ( Sandra Lucia Coelho)....................................................................17
5 – CONCLUSÃO ( Marliene Matos Lopes).................................................................18
6 – CONCLUSÃO (Maria Sonivania)............................................................................19
7 – CONCLUSÃO ( MarcioCantuário).........................................................................20
8 – CONCLUSÃO ( Mário Sérgio).................................................................................21













INTRODUÇÃO

O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2003), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação àsanteriores. Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações. A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes.
Estateoria caracteriza-se por sua múltipla abordagem, englobando em sua análise a organização formal e informal, recompensas materiais e sociais e entre outros, reconhecem os conflitos organizacionais, ditos como inevitáveis. Por fim, os estruturalistas fazem uma análise comparativa entre as organizações.
Nos dias atuais existe a necessidade de constantes modificações das estratégias organizacionais,adequando-as às rápidas transformações dos cenários, face ao ambiente cada vez mais inconstante e globalizado. Dentro dessa perspectiva, os sistemas de informação são importantíssimos, pois aquilo que é gerado por eles, ou seja, a informação, passa a ser um fundamental ativo para a gestão das organizações. Vale ressaltar que, quando se fala sobre sistemas de informação, não está se referindoapenas aos sistemas informatizados, mas sim, a todo e qualquer processo que gere informação para a tomada de decisão.
Para acompanhar a velocidade de tais mudanças, as organizações devem ser cada vez mais flexíveis, revisando permanentemente seus processos. No entanto, para que se tenha sucesso nessa revisão, é imprescindível a visão e o conhecimento da empresa como um todo, o que permite aidentificação dos diversos sistemas e subsistemas da instituição, bem como a respectiva interdependência e inter-relação entre eles. Além disso, devem ser levados em consideração outros fatores, como a missão e cultura da organização.



ABORDAGENS ADMINISTRATIVAS, EXPLICATIVAS E DESCRITIVAS

TEORIA ESTRUTURALISTA

A Teoria Estruturalista representa um desdobramento da Teoria da Burocracia euma leve aproximação da Teoria das Relações Humanas, pretendia ser uma síntese entre esta e a Teoria Clássica, e inspirou-se na abordagem de Max Weber e nos trabalhos de Karl Marx. A oposição surgida entre a Teoria Tradicional e a Teoria das Relações Humanas tornou necessária uma posição mais ampla e compreensiva que abrangesse os aspectos que eram considerados por uma e omitidos pela outra; A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução do pensamento da administração
  • A evolução do pensamento em administração
  • A evolução do pensamento em administração
  • Evolução do pensamento da administração
  • Evolução do pensamento em administração
  • A evolução do pensamento em administração
  • Evolução do pensamento
  • Evolução do Pensamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!