Evolução do pensamento administrativo

Páginas: 10 (2394 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
INTRODUÇÃO
Por intermédio dos estudos realizados na disciplina Evolução do Pensamento Administrativo, o trabalho desenvolvido que tem como tema central “Evidências de aplicação das teorias da administração”, foi elaborado através organização Diadema Triaço.
Este trabalho tem o objetivo de analisar as Teorias Administrativas, verificar a que mais se aproxima das praticas de gestão daorganização escolhida pelos autores. Apresentaremos também o perfil da organização, citando quais são seus clientes, produtos, insumos, parceiros, mercados, principais concorrentes e fornecedores.



1. REVISÃO CONCEITUAL

1. Teoria das Relações Humanas
A Teoria das Relações Humanas surgiu nos estados unidos como conseqüência imediata das conclusões obtidas na Experiência emHawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi basicamente um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração.
A origem da Teoria das Relações Humanas é:
1- A necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano.
2- Odesenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia.
3- As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram capitais para o humanismo na administração.
4- 5As conclusões da Experiência em Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo.
Os estudos em Hawthorne de EltonGeorge Mayo (1880-1949).
A Western Eletric era uma companhia norte-americana que fabricava equipamentos para empresas telefônicas. A empresa sempre se caracterizara pela preocupação com o bem estar de seus funcionários, o que lhe proporcionava um clima constantemente sadio de relações industriais. Durante mais de 20 anos não se constatara nenhuma greve ou manifestação. Um diagnosticopreliminar nos diria que o moral na companhia era alto e os funcionários confiavam na competência de seus administradores.
No período entre 1927 e 1932 foram realizadas pesquisas em uma das fábricas da 2 Western Electric Company, localizada em Hawthorne, distrito de Chicago. A fabrica contava com cerca de 40 mil empregados e as experiências realizadas visavam detectar de que modo fatores ambientais- como a iluminação do ambiente de trabalho - influenciava a produtividade dos trabalhadores.
As experiências foram realizadas por um comitê constituído por três membros da empresa pesquisada e quatro representantes da Escola de Administração de Empresas de Harvard.
Em 1924, com a colaboração do Conselho Nacional de Pesquisas, iniciara na fábrica de Hawthorne uma série de estudospara determinar uma possível relação entre a intensidade da iluminação do ambiente de trabalho e a eficiência dos trabalhadores, medida pelos níveis de produção alcançados. Esta experiência que se tornaria famosa foi coordenada por Elton Mayo, e logo se estendeu ao estudo da fadiga, dos acidentes no trabalho, da rotação de pessoal e do efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividadedos empregados.
Entretanto a tentativa foi frustrada, os pesquisadores não conseguiram provar a existência de qualquer relação simples entre a intensidade de iluminação e o ritmo de produção. Reduziu-se a iluminação na sala experimental. Esperava-se uma queda na produção, mas o resultado foi o oposto, a produção na verdade aumentou.
Os pesquisadores verificaram que os resultados daexperiência eram prejudicados por variáveis de natureza psicológica. Tentaram eliminar ou neutralizar o fator psicológico, então estranho e impertinente, razão pela qual a experiência prolongou-se até 1932,b quando foi suspensa em razão da crise econômica de 1929.
Os estudos básicos efetuados por Mayo e seu grupo tiveram três fases:
• Sala de provas de montagem de Relés
•...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução do pensamento administrativo
  • Evolução do pensamento administrativo
  • Evolução do Pensamento Administrativo
  • Evolução do Pensamento Administrativo
  • Evolução pensamento administrativo
  • Evolução do Pensamento Administrativo
  • Evoluçao do pensamento administrativo
  • Evolução do pensamento administrativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!