Evolução do modelo atômico

Páginas: 6 (1454 palavras) Publicado: 26 de março de 2013
Antiguidade

Quando falamos de átomo, nos vêm à mente os diferentes modelos atômicos propostos ao longo da história da ciência. Os filósofos gregos primeiramente propuseram a ideia de que a matéria era formada de partículas bem pequenas e que estas partículas eram indivisíveis. Essas partículas foram denominadas de átomos, termo que significa ‘indivisíveis’, em grego. Foi quando surgiu entre osfilósofos gregos o termo atomismo
A teoria da unidade e imutabilidade do ser foi proposta por Parmênides, esta, estava em constante mudanças por meio dos postulados de Heráclito.
No século V a.C. Leucipo de Mileto e Demócrito de Abdera, (470 a 380 a. C.), considerado o pai do atomismo grego, realizaram estudos sobre a natureza da matéria de forma elegante e precisa. Demócrito acreditava que ovácuo era um não ente. Esta tese entrou em franca contradição com a ontologia parmenídea.
Demócrito afirmava que a matéria era descontínua, isto é, a matéria era formada por minúsculas partículas indivisíveis. Demócrito postulou que todos os tipos de matéria era formada a partir da combinação de átomos de 4 elementos: água, ar , terra e fogo.
Heráclito postulava que a interação do não-ente(vácuo) e da matéria (ente) dão origem ao movimento. E que os átomos apresentam as propriedades de: forma; movimento; tamanho e impenetrabilidade e, por meio de choques entre si, dão origem a objetos.
Aristóteles, ao contrário de Demócrito, postulou a continuidade da matéria, ou, não constituída por partículas indivisíveis.
Em 60 a.C., Lucrécio compôs o poema De Rerum Natura, que discorria sobre oatomismo de Demócrito.
Os filósofos, porém, adotaram o modêlo atômico de Aristóteles, da matéria contínua, que foi seguido pelos pensadores e cientistas até o século XVI d.C.
Na busca por um modelo plausível, vários modelos foram elaborados, sendo que somente quatro deles ganharam destaque. São os Modelos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr.A evolução dos átomos


John Dalton

O professor da universidade inglesa New College de Manchester, John Dalton foi o criador da primeira teoria atômica moderna na passagem do século XVIII para o século XIX.
Em 1808, Dalton propôs a teoria do modelo atômico, onde o átomo é uma minúscula esfera maciça, impenetrável, indestrutível, indivisível e sem carga. Todos osátomos de um mesmo elemento químico são idênticos. Seu modelo atômico foi chamado de modelo atômico da bola de bilhar.
Em 1810 foi publicada a obra New System of Chemical Philosophy (Novo sistema de filosofia química), nesse trabalho havia testes que provavam suas observações, como a lei das pressões parciais, chamada de Lei de Dalton, entre outras relativas à constituição da matéria.

- Os átomossão indivisíveis e indestrutíveis;
- Existe um número pequeno de elementos químicos diferentes na natureza;
- Reunindo átomos iguais ou diferentes nas variadas proporções, podemos formar todas as matérias do universo conhecidas (como os Diamantes);

Para Dalton, o átomo era um sistema contínuo. Apesar de um modelo simples, Dalton deu um grande passo na elaboração de um modelo atômico, poisfoi o que instigou na busca por algumas respostas e proposição de futuros modelos.




Modelo “bola de bolhar”









Joseph John Thomson

À medida que os cientistas desenvolviam novos métodos de investigação da matéria, notaram que o átomo, até então indivisível,apresentava sinais de uma estrutura mais complexa.
O primeiro sinal foi identificado pelo cientista inglês Joseph John Thomson em 1897. Utilizando equipamentos parecidos com os nossos tubos de televisores atuais, Thomson observou que partículas de pequeniníssima massa, carregadas com cargas elétricas negativas, estavam presentes em todas as substâncias.
Batizadas de elétrons, essas partículas eram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A evolução dos modelos atómicos
  • Evolução modelos atômicos
  • A evolução do modelo atômico
  • A evolUçao do modelo atomico
  • evolução doa modelos atomicos
  • Evolução dos modelos atomicos
  • Evolução do modelo atômico
  • Evolução dos modelos atômicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!