EVOLUÇÃO DO HOMO SAPIENS

Páginas: 12 (2861 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
IZABELLE CRISTINA PEREIRA SIQUEIRA
JULIANA MARIA CARDOSO DE OLIVEIRA
MARIANA SCHIMIDT PROFETA PANSSONATO
NATÁLIA MOLINA ROMANO





EVOLUÇÃO DO HOMO SAPIENS

RAÇAS HUMANAS






Trabalho acadêmico com vistas à aprovação em disciplina, apresentado à Prof.ª Ms. Marlene Guimarães Santos, 1º Período, do Curso de Psicologia da Fundação Universidade Federal de Rondônia.Fundação Universidade Federal de Rondônia
Porto Velho – Julho de 2008



SUMÁRIO




Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Bibliografia










































Introdução



O Homo Sapiens Surgiu há cerca de 200 mil anos. No período interglacial do Pleistoceno Médio entre a Glaciação Riss e a GlaciaçãoWisconsin. Há cerca de 250 mil anos, a tendência de expansão craniana e a tecnologia na elaboração de ferramentas de pedra desenvolveu-se, fornecendo evidências da transição do H. erectus ao H. sapiens. A evidência direta sugere que houve uma migração do H. erectus para fora da África, então uma subseqüente especiação para o H. sapiens na África. Há poucas evidências de que essa especiação ocorreu emalgum lugar. Então, uma subseqüente migração dentro e fora da África, eventualmente, substituiu o anteriormente disperso H. erectus. Entretanto, a evidência atual não impossibilita a especiação multiregional. Essa é uma área calorosamente debatida da paleoantropologia. "Sapiens" significa "sábio" ou "inteligente”.
No mundo real, o Homo sapiens surgiu no sul e leste da África por volta de 140.000 a.C.e começou a ocupar a Ásia em 100.000 a.C., a Austrália em 55.000 a.C., a Europa em 43.000 a.C., as Américas em 13.000 a.C. (alguns acreditam em 30.000 a.C.), Madagascar e as ilhas da Polinésia entre 1.000 a.C. e 500 d.C., a Nova Zelândia em 800 d.C. e a Islândia em 870 d.C. Umas poucas ilhas isoladas no Índico (Maurício, Reunião) e Atlântico (Açores, Cabo Verde) só foram ocupadas a partir da erados descobrimentos.









Evolução


A espécie humana é ubíqua, existindo em todos os climas, mas é um conjunto biológico homogêneo no que se refere as suas características. Apesar desse fato, alguns autores consideram-na acentuadamente polimórfica, em relação a características de segundo plano, dando origem ao conceito de raça humana.
Existem duas teorias que tentam explicarestas diferenças morfológicas entre as populações humanas:
Hipótese policêntrica
A formação da atual população humana efetuou-se em vários territórios relativamente independentes, onde vários tipos de H. erectus teriam dado origem aos principais tipos atuais.
Hipótese monocêntrica
O Homem atual terá surgido num território único, numa região entre a Ásia central e o nordeste africano, ondeteria ocorrido o cruzamento de numerosos hominídeos, entre eles o H. erectus e H. sapiens, o que teria enriquecido o seu patrimônio genético. Só posteriormente se teriam formado as várias populações geográficas, que originaram as raças.
Atualmente sabe-se que a cor da pele, por exemplo, um dos critérios mais importantes na classificação das raças humanas, resulta apenas da quantidade variável demelanina na pele. Verifica-se, portanto, uma variação quantitativa e não qualitativa, para não falar do espectro de variação dentro da mesma raça, que é muito maior que a variação entre raças.
É sabido que uma boa classificação se deve basear num conjunto de caracteres representativos mas no caso humano, os caracteres utilizados não variam dentro das raças de modo correlacionado. Outro aspecto asalientar é a utilização do termo subespécie á população humana, pois este termo só pode ser aplicado a populações que mostrem uma concordância acentuada dum numeroso conjunto de caracteres distintivos, o que não é o caso do Homem.
De todos estes argumentos pode concluir-se que as raças humanas não têm qualquer significado biológico.







Humano (Homo sapiens)

Nomes alternativos:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Homo sapiens sapiens
  • Homo sapiens
  • homo sapiens
  • Homo sapiens
  • Homo sapiens
  • homo sapiens
  • Homo sapiens
  • Homo Sapiens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!