Evolução do empreg

Páginas: 17 (4012 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2012
EVOLUÇÃO DO EMPREGO PARANÁ-RESTANTE DO BRASIL
Angel dos Santos Fachinelli *
Rita de Cássia Garcia Margonato1*

RESUMO
O objetivo deste artigo é analisar a evolução do emprego inter-setorial no Paraná e restante do Brasil, nos anos de 1999/2004. Como base de dados utiliza-se as matrizes de insumo-produto (MIP) do Brasil, referente aos anos de 1999 e 2004. O procedimento metodológico empíricoconsiste em Shift-share analysis (método estrutural-diferencial), o qual permite indicar os setores econômicos dinâmicos: via vantagens locais apresentadas pelas diferentes regiões ou por serem atividades que estão crescendo rapidamente, a nível nacional. Os principais resultados obtidos indicam que o setor agrícola é um setor forte do ponto de vista de empregabilidade, a variação absoluta doemprego nos setores de celulose, papel e gráfica, química, farmácia e veterinária foram os únicos a ter decréscimo dos postos de trabalho, o inverso ocorreu nos demais. Os setores agrícolas, metalurgia, madeira e mobiliário, celulose papel e gráfica, indústria alimentar, comércio, transporte e instituições financeiras, são setores denominados especializados no Estado do Paraná.
Palavras-chave:Evolução do emprego setorial. Método estrutural-diferencial. Paraná-Brasil

INTRODUÇÃO
A economia e sociedade compõem um complexo e dinâmico objeto de estudo, o qual pode ser analisado sob diversos prismas. No aspecto econômico e produtivo, o conceito de setor reflete uma visão da economia que privilegia a complexidade, a diferença entre as partes que compõem o sistema econômico. Segundo Erber(2002), trata-se de um conceito mesoeconômico, situado entre as análises da empresa e a dos grandes agregados macroeconômicos, cuja função é reunir empresas ou atividades econômicas que apresentem elementos comuns.
É importante ressaltar que tão importante quanto o sistema produtivo são os trabalhadores, os quais o movem. Portanto, o estudo do emprego e sua evolução é tema recorrente de debate epesquisa.
No que tange a produção e sua concentração, o que se constata é que a região Sul ampliou sua participação na produção industrial do país. De acordo com Diniz (1995),o que se observou no final dos anos de 1990 foi um movimento generalizado de desconcentração produtiva. Este movimento recente deriva de mudanças tecnológicas e da reestruturação produtiva, as quais tendem a alterar osrequisitos locais, especialmente daquelas atividades mais intensivas em conhecimento. Outro fator relevante apontado pelo autor são as mudanças ideológicas e políticas relativas ao papel do Estado e a abertura externa da economia.
Desde a década de 1990, o estado do Paraná teve grande expansão das agroindústrias processadoras de insumos agrícolas, devido à excelente qualidade de suas terras e àexpansão do agronegócio. Além disso, tem expandido e diversificado a produção industrial.
Sendo assim, é importante que se analise a evolução da produção regional, concomitantemente à conformação do emprego, no mercado de trabalho. O objetivo deste estudo, portanto, é analisar a evolução do emprego inter-setorial no Paraná e restante do Brasil, nos anos 1999 e 2004. Para tanto, utiliza-se o métodoestrutural-diferencial, o qual possibilita a decomposição da variação do emprego em fatores específicos. Diante do interesse em verificar a configuração da variação nos postos de trabalho, em diferentes setores permite questionar: Quais são os setores dinâmicos∕especializados no estado do Paraná? O comportamento do emprego no estado segue a tendência nacional?
Desse modo, ao responder a taisindagações, espera-se sinalizar políticas de desenvolvimento setoriais que possibilitem maior crescimento e desenvolvimento do estado, no que tange a ampliação dos postos de trabalho.

2 O Estado do Paraná


3Método Diferencial-estrutural

O método diferencial-estrutural tem por finalidade descrever o crescimento econômico de uma região em termos da sua estrutura produtiva. Para tanto, por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estabilidade e garantia de empreg
  • Como se preparar paroa uma entrevista de empreg
  • Evolução
  • evoluçao
  • Evoluçao
  • evolução
  • Evolução
  • evolução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!