Evolução de itabuna

Páginas: 9 (2003 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2011
ENGENHARIA CIVIL



EVOLUÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM ITABUNA

EVOLUÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM ITABUNA

Trabalho apresentado ao Curso (Engenharia civil) da FTC – faculdade de tecnologia e ciencias para disciplina de TID1.

SumárioIntrodução----------------------------------------------------------------------------------------4

Objetivo-------------------------------------------------------------------------------------------5

Desenvolvimento------------------------------------------------------------------------------6

Conclusão---------------------------------------------------------------------------------------28Referencia---------------------------------------------------------------------------------------29

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa irá mostrar todos os momentos importantes e as evoluções da construção civil de Itabuna.

OBJETIVO

Mostrar fontes, fatos , fotos de toda a evolução da construção civil da cidade de Itabuna as bem-feitorias para a melhora da cidade no aspecto civil arquitetonico.

DESENVOLVIMENTO

Vila de Itabuna
Desde que foi fundado pelo Coronel José FirminoAlves, o arraial de Tabocas não parava de crescer. A população, formada por sergipanos, sertanejos, sírios, libaneses e outros de regiões do próprio estado da Bahia, já ultrapassava “2 mil almas”, e a lavoura (o cacau) já era considerada a mais importante do mundo.
Em 1897, numa petição datada de 10 de maio, assinada pelos influentes cidadãos da comunidade, foi feita uma solicitação ao ConselhoMunicipal de Ilhéus para que Tabocas fosse elevada à categoria de vila, cujo pedido foi negado.
Mas o eleitorado de Tabocas não desistiu. Oito anos depois, em 18 de julho de 1906, subscrita por um terço do eleitorado local, foi dirigida ao governo do estado uma mensagem solicitando a criação do município. No documento, o Coronel Firmino Alves comprometia-se a doar o terreno para os edifícios daIntendência, cadeia, Tribunal do Júri e demais dependências para a instalação do termo.
Em 4 de agosto do mesmo ano, subscrito pelos deputados Virgílio Gonçalves, Plínio Costa, Manuel Freire, Cardoso Cunha e Landulfo Pinho , foi apresentado o projeto elevando o arraial de Tabocas, no distrito de Cachoeira de Itabuna, à categoria de vila, criando o município de Itabuna, o qual se tornou realidade com apromulgação da Lei 692 de 13 de setembro de 1906, assinada pelo governador José Marcelino de Souza e José Carlos Junqueira Ayres Moreira.
Em 23 de novembro do mesmo ano foi instalada a vila e termo de Itabuna, em ato solene presidido pelo Dr. Wenceslau Unapetinga de Souza Guimarães, primeiro juiz preparador, nomeado por decreto de 1° de outubro de 1906.
A rua de areia
A rua da Areia surgiu apartir de um aglomerado de casas que se situavam à margem esquerda do rio Cachoeira, em frente à Ilha do Jegue. Esta aglomeração teve início nas imediações do princípio da antiga rua da Jaqueira, seguindo o curso do rio até o ribeirão da Taboquinha.
Primeiras ruas
Desde que foi elevada à categoria de cidade, Itabuna não parou de se desenvolver economicamente. Como ”Tabocas” já era um nome dopassado, algumas denominações de ruas também deveriam ser mudadas para se adequar à nova realidade social do mais novo município baiano.
Isto foi motivo de preocupação do Conselho Municipal (atual Câmara de Vereadores), que em reunião de 25 de janeiro de 1908 designou, oficialmente, os novos nomes de ruas da cidade, conforme a seguinte relação: Marechal Bittencout (antiga Rua da Areia, no trecho apóso Largo da Matriz até o Ribeirão da Pimenta); Miguel Calmon (trecho da antiga Rua da Areia que vai do Largo da Matriz até o Ribeirão de Taboquinha); Praça 2 de Julho (Largo da Matriz); Henrique Alves (Rua da Lama); Paulino Vieira (Rua dos Sertanejos); Sete de Setembro (Rua do Buri); Marechal Floriano Peixoto (Rua do Zinco); Ruy Barbosa (Rua dos Anjos); Praça Coronel Domingos Adami ( o largo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • itabuna
  • itabuna
  • Carnaval de Itabuna
  • Violenica em itabuna
  • Itabuna-Ba
  • Violencia em itabuna
  • Cidade Itabuna
  • Topografia Imaginária da Loucura em Itabuna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!