Evolução da vida

Páginas: 3 (520 palavras) Publicado: 10 de março de 2013
Geofísicos oferecem explicação para a formação dos Andes

Site: http://physicsworld.com/cws/article/news/2007/mar/15/geophysicists-offer-explanation-for-andes-formation

Resumo:
Conformeum grupo de geofísicos australianos, toda a actividade tectónica na Terra é impulsionada pelas zonas de subducção, onde uma placa “mergulha” por baixo da outra, em direcção ao manto terrestre. E estaequipa de pesquisadores criou, pela primeira vez, um modelo 3D da subducção de placas ao longo do tempo. Este modelo permite ver as alterações das placas tectónicas ao longo dos últimos 40 milhões deanos, o que permitiu aos geofísicos, ter uma ideia de como a largura ou extensão das placas tectónicas afecta a forma e o movimento das suas zonas de subducção.
A equipa de geofísicosaustralianos que a largura das placas tectónicas controla a curvatura da trincheira onde as placas se encontram e a zona de tendência em que as placas tendem em “recuar” com a erosão.
Então conforme estaequipa de geofísicos:
- As placas com uma largura entre os 300 e os 1200 km, têm uma geometria côncava no limite e retiram-se relativamente depressa;
- As placas com larguras superiores a 4000 km, tendemem desenvolver uma geometria fronteira convexa e também tendem em retirar-se lentamente.
- No entanto, nas placas de maiores dimensões, as suas áreas centrais avançam em vez de recuar, isto numespaço de 5 a 10 milhões de anos.

Uma das áreas em que as placas avançam em vez de recuar é na região da Bolívia, onde a placa do Nazca do oceano Pacífico mergulha sob a placa Sul-americana. Entãoconforme os geofísicos australianos, esta região suporta grandes forças de compressão, que derivam do movimento para Oeste da placa sul-americana. E possivelmente será essa a explicação para aformação da cordilheira montanhosa dos Andes, que conforme estes geofísicos se formou há cerca 200 milhões de anos atrás.

Palavras-chave:
Actividade tectónica: movimento de placas tectónicas.
Zonas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a evolucao da vida
  • Evoluçao da Vida
  • Evolução da vida
  • A evolução da vida
  • Origem da vida e evolução da vida
  • Evolução e origem da vida evolução e fixismo –
  • Evolução
  • Origem da vida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!