Evolução da tabela periódica

Páginas: 2 (299 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Data: 15 de janeiro de 2013

A evolução da tabela periódica

A tabela periódica serve para agrupar os elementos químicos de acordo com as suas propriedades.

Primeiro, os cientistassepararam os metais dos não metais.

Em 1817, o alemão Johann Dobereiner criou a lei das Tríades que consiste em organizar grupos de três elementos com propriedades semelhantes.No primeiro grupoencontra-se: o Cloro, o Bromo e o Iodo. No segundo: o Lítio, o Sódio e o Potássio. No terceiro: o Cálcio, o Estrôncio e o Bário.

Chancourtois, colocou crescentemente pelas massas atómicas oselementos no parafuso telúrico (superfície cilíndrica), mas este só dava até ao cálcio.

Em 1834, Dimitri Mandeleev classificou periodicamente os elementos químicos. Jonh Newlands ordenoucrescentemente as substâncias elementares pela massa atómica das mesmas, de oito em oito, por coluna (Lei das Oitavas). Desta forma, o oitavo elemento teria as mesmas propriedades que o primeiro, assimsurgiram as propriedades que se repetem após um determinado período.

Estes dois cientistas, passado uns anos investigaram mais a periodicidade dos elementos. Mandeleev ordenou-os por grupose colunas pela ordem crescente das massas atómicas e assim as propriedades variam de modo definido e voltam ao mesmo valor fixamente em série. Mandeleev deixou espaços em branco para que estesfossem ocupados por elementos químicos descobertos futuramente. Mandeleev acertou em grande parte dos que foram previstos. Este mesmo cientista inverteu a posição de alguns elementos que tinham amassa atómica errada.

A International Union of Pure and Applied Chemistry numerou os grupos de 1 a 18 para que os grupos fossem universalmente compreendidos.

Assim conclui-se que a tabelaperiódica foi construída a partir de poucos elementos químicos e que com o tempo apareceram novos elementos que a melhoraram e preencheram. De 30 elementos conhecidos, passaram a 109 atualmente.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • evolucão da tabela periodica
  • A evolução da tabela periódica
  • Evolução da tabela periódica
  • Evolução da tabela periódica
  • Evolução da tabela periodica
  • Evolução da tabela periodica
  • A evoluçao da tabela periodica
  • Evolução tabela Periodica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!