Evolução da qualidade na area automotiva

Páginas: 28 (6953 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2012
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO – UNINOVE

Introdução a Gestão da Qualidade

Curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade da
Universidade Nove de Julho. Polo Memorial

São Paulo
2012
Sumário

Introdução 3
1. História do automóvel e Carros Antigos 6
2. Evolução da Qualidade 8
2.1 Qualidade 8
2.2 Desenvolvimento 9
2.3 A manufatura 10
2.4 A revolução Industrial 10
2.5Intercambialidade 11
3. Da inspeção ao Controle da Qualidade 12
4. Qualidade Total 13
5. A revolução da Informação e da Informática 15
6. A necessidade de Padronização – ISO 9000 15
7. Sistemas da Qualidade 16
7.1 Por que Normalizar Sistemas da Qualidade 18
7.2 Datas e Fatos Importantes 20
8. Sistema da Qualidade Automotivo 24
9. TS 46949 e ISSO 9000:2000 27Bibliografias 29

Introdução

O movimento da qualidade no Brasil é hoje reconhecido pelos japoneses como o segundo maior no mundo. Segundo Dorothea Werneck em Folha (94), a característica mais importante do caso brasileiro é a adesão de empresas de todos os setores (indústrias de transformação de construção, comércio, serviços – inclusive o serviço público – e o setor agrícola).
Segundo Werneck esseprocesso começou ainda na década de 70, especialmente para as empresas fornecedoras do programa nuclear, quando a exigência de garantia de qualidade dos equipamentos obrigou as empresas brasileiras a buscar tecnologia e gerência de padrão mundial.
A década de 80 assistiu a exportação – em alguns casos – já depender de algum tipo de certificação. Em 25/08/96, a Folha de São Paulo noticiou que oBrasil já atingira 1292 certificações ISO em 911 empresas. A mudança de comportamento dos consumidores, cada vez mais exigentes, também influenciou as empresas nessa busca por maior qualidade e produtividade.
Mailson da Nóbrega, na mesma série Folha (94), ressalta que os anos 80 foram um divisor de águas na industrialização brasileira e que, em 1988, foi implantado um radical programa demodernização que, entre outras consequências, motivou – principalmente no setor privado – a adição de novas técnicas de produção, entre elas, a Qualidade Total.
José Mindlin, líder empresarial e também colaborador da série, diz, em 27/03/94, “qualidade não pode se limitar ao produto e ao processo de sua fabricação. A Qualidade Total se baseia no conceito de que a empresa é um organismo complexo e todos osseus componentes têm que atingir bons padrões. Isso inclui, na exigência de qualidade, os serviços da empresa, tanto internos como externos”.
Vicente Falconi, em artigo de 01/05/94, no mesmo jornal, destaca que o sistema de gestão pela Qualidade Total, como proposto pelos japoneses, visa a transformar as organizações um “formigueiro” competente e dedicado onde cada pessoa, sentindo-se feliz em seulocal de trabalho, usa de todo seu potencial mental para o beneficio da sociedade, garantindo assim a sobrevivência de sua empresa.
Segundo Falconi, a implantação de um sistema de Gestão pela Qualidade Total é um processo essencialmente educacional para todas as pessoas da empresa. Leva tempo.
Mas tem uma contrapartida: cada ano investido nesse caminho é um ganho sobre os concorrentes, pois sequiserem atingir o mesmo patamar de desempenho, terão que vencer o mesmo caminho, com as mesmas dificuldades. Não existem atalhos.
Há muitos fatores motivadores para a prática da qualidade, entre eles podem ser destacados:
- redução de custos por meio da racionalização dos processos, diminuição do desperdício, eliminação do retrabalho e término da burocracia e dos controles desnecessários.
-estreitamento dos laços da empresa com sua clientela, em permanente e sistemática troca de informações, conduzindo a aperfeiçoamentos e inovações de sucesso garantido.
- ênfase nas necessidades e aspirações do cliente, ampliando a percepção do empresário para novos negócios e novas oportunidades.
- delegação de competências, prática da gerência participativa, treinamento, incentivo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • qualidade na industria automotiva
  • A evolução da qualidade
  • evolução da qualidade
  • Evolução da qualidade
  • A EVOLUÇÃO DA QUALIDADE
  • Evolução da qualidade
  • A evolução da qualidade
  • Evolução da qualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!