Evolução da moeda e do salário mínimo brasileiro‏

Páginas: 18 (4433 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2011
INTRODUÇÃO

Criação do salário mínimo, ao longo da história do capitalismo, é fruto da luta dos trabalhadores e da intervenção do Estado. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos,1 os primeiros países a instituir pisos salariais, no final do século XIX, foram a Austrália e a Nova Zelândia.

O intuito da criação desse piso salarial, para toda pessoa queingressava no mercado de trabalho, associava-se a proporcionar um melhor nível de vida à classe trabalhadora.

Após a crise econômica de 1929, o salário mínimo passou por importantes modificações, especialmente nos países industrializados em que, com a intervenção do Estado na economia, constituiu-se num instrumento de política social. No decorrer do tempo, esse salário se tornou instrumento muitoimportante nesses países, fazendo parte de um conjunto de medidas voltadas à cidadania.

No Brasil, o salário mínimo só foi incorporado na Constituição de 1934, no governo de Getúlio Vargas, momento em que a economia brasileira passou por mudanças que viabilizaram a transformação do País, de agrário a industrial. Entretanto, só foi implementado a partir de 1940.

Decorridos 70 anos, o debatesobre o valor e a finalidade do salário mínimo ocupa lugar de destaque no cenário econômico nacional. Questiona-se a necessidade de um maior valor real para esse piso salarial, mas simultaneamente pondera-se sobre o impacto de tal aumento para a economia como um todo.

Quando a divisão social do trabalho ainda não havia atingido grandes proporções e as sociedades eram menores, os homens podiamtrocar diretamente sua mercadoria por outra de que necessitassem. Assim, se alguém tinha lã e precisava de couro, procurava quem possuísse couro e quisesse trocá-lo por lã. Como a possibilidade de troca dependia do grau de utilidade da mercadoria para cada pessoa, as trocas tornavam-se mais difíceis com o crescimento das comunidades. Era preciso encontrar um meio de troca, uma mercadoria que fosseaceita por todos. Esse meio de troca é a moeda.

Para que uma mercadoria seja aceita como moeda é preciso que haja um acordo entre os participantes do mercado. Conchas, peles, sal, gado, cereais, metais, serviram como moeda em épocas diferentes. Sempre que uma mercadoria passava a ter valor de dinheiro, sua Procura aumentava. Ela devia ser acumulada para pagar dívidas, salários, etc. Por issodevia ter certas características físicas, como não se deteriorar e ser fácil de transportar e dividir. Dentre todas as mercadorias-moeda usadas, o ouro e a prata foram as que melhor se prestaram a essa finalidade.

Durante muito tempo os metais preciosos foram usados como meio de troca em forma de barras, lingotes, ou em pó, sem nenhum controle exterior ao dos participantes do mercado. Em épocasque variaram para cada sociedade, o Estado passou a afixar seu selo na unidade monetária, de modo a torná-la oficial. Essa prática - a cunhagem da moeda - evitava sua falsificação. O primeiro povo a usar moedas cunhadas foram os lídios, da Ásia Menor, por volta do século VII a.C. Mas, segundo alguns autores, os chineses teriam utilizado moedas em tempos anteriores. As moedas primitivas tinham formasirregulares e eram cunhadas com estampas rústicas. Em certo período de sua história, os chineses adaptavam a forma de suas moedas à mercadoria que precisava ser comprada. Assim, a moeda destinada a comprar roupa era cunhada com a forma do corpo humano.

Até recentemente, o valor da moeda dependia do valor do metal de que era feita. Atualmente, a maioria dos países usa moedas nominais: elastrazem estampado no metal seu valor e este não equivale ao valor do metal de que são feitas. Mas o governo garante seu valor de troca.

As moedas de metal são hoje substituídas, em grande escala, pelo papel-moeda, mais fácil de se carregar. Os pagamentos podem ser feitos também com cheques, emitidos por bancos autorizados pelo governo. As pessoas depositam o dinheiro de que não necessitam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • salario mínimo
  • Salário mínimo
  • salario minimo
  • salario minimo
  • salario minimo
  • salario minimo
  • Salário mínimo
  • Salario minimo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!