Evolução da memorias e barramento

Páginas: 9 (2110 palavras) Publicado: 18 de agosto de 2012
FAD

MEMÓRIA E BARRAMENTO

TATIANE DE OLIVEIRA MEIRELES

DIADEMA
2012
Memórias
As mesmas são usadas tanto para gravação permanente quanto para temporárias. Veremos a seguir alguns tipos.
Os primeiros módulos de memória usados em XT, 286 e alguns 396, eram chips chamados de DIPS instalados diretamente na placa mãe, encaixados individualmente em colunas de soquetes ou soldados,dificultando assim sua troca caso houvesse algum defeito ou para fazer upgrad.

Obs: Cada coluna forma um banco de memória.
Logo foram criados os módulos de memória que deram o nome de SIMM “Single In Line Memory Module”, esta por sua vez possuindo apenas uma via de contato com 30 vias. Os módulos de 30 vias possuem 8 ou 9 chips de memória sendo que cada um possui 1 bit de dados de transferênciaformando assim um módulo capaz de transmitir 8 bit por ciclo.
Estes módulos foram usados em micros 386 e 486. Os mais comuns eram de 1MB, mas também tinham os de 512KB, 2MB, 4MB, 6MB e 18MB sendo estes dois últimos mais raros devido ao alto custo.
Para que o processador 386 e 486 pudesse acessar a memória era necessário combinar 4 módulos de 30 vias para formar um banco de dados, este por sua vezentendia que era um só. Era preciso usar em (quartetos) 4 ou 8, nunca em números quebrados.
Já nos processadores 386SX bastavam apenas 2 módulos.

O segundo tipo de SIMM foi desenvolvido com 72 pinos que possibilitava a transmissão de 32 bits, estas quando utilizadas em Pentium era necessários dois módulos pelo fato de o mesmo ler em 64bits.

Módulo SIMM 72 vias
Foi utilizado paradesenvolver algumas memórias do padrão SIMM a tecnologia FPM “ Fast Page Mode”, esta tecnologia permitia armazenar 256 kbytes tornando possível escrever ou ler múltiplos dados de uma linha sucessivamente.
Já em 1995 entra a tecnologia EDO “Extend Data Out” trazendo um aumento de desempenho de até 5% possibilitando iniciar um novo ciclo de dados antes que os dados de saída do anterior fossem enviados paraoutro componente.
Com a evolução foram criados os padrões DIMM e SDRAM. A DIMM por sua vez permitia a instalação de chips de memória dos dois lados aumentando assim sua capacidade.
Memória DIMM
Outra alteração foi na transmissão de dados passando de 32 para 64 bits surgindo assim diversos tipos de memórias baseadas no padrão DIMM. Com essa evolução não havia mais a necessidade de usar a memóriaem pares a não ser que quisesse um melhor desempenho.
Pouco depois das memórias DIMM apareceram as RIMM, apesar de serem bem semelhantes se diferenciam pela ordenação e formato dos pinos, estas por sua vez foram utilizadas no Nitendo 64 e Playstation 2. Foi nessa mesma época que surgiu o padrão PC100 (SDR e SDRAM) que posteriormente definiu como seria a DDR.
Depois de 30 anos de históriasurgiram as memórias DDR “Double Data Rate” com frequência de 200mhz, apesar de ser aproveitado pelo barramento apenas metade disso.

Módulo DIMM SDR (em cima) e módulo DDR
Para chegar á DDR2 bastou apenas acrescentar alguns circuitos para que a taxa de dados dobrasse novamente, além disso, a mesma economizava mais energia e reduzia as temperaturas.
Hoje temos a DDR3 uma evolução da DDR2 com o dobroda taxa de transferência caindo também sua tensão de 1,8V para 1,5V.
Dual-Channel e Triple-Channel
Apesar das constantes evoluções no padrão DDR, as memórias nunca conseguiram atingir a mesma velocidade das CPUs. Isso forçou as principais empresas de informática a apelarem para um truque que possibilitaria o aumento do desempenho geral da máquina. Conhecido como Dual-Channel (Canal Duplo), onovo recurso possibilitou o aumento em duas vezes na velocidade entre a memória e o controlador.
A tecnologia Dual-Channel depende simplesmente de uma placa-mãe ou um processador que tenha um controlador capaz de trabalhar com o dobro de largura do barramento. Isso significa que a memória utilizada não precisa ser diferente, sendo que a grande diferença está no controlador, que deve ser capaz de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memória e Barramentos
  • Memoria e barramento
  • Evolução dos barramentos
  • Memoria cache e barramentos
  • Tecnologia memória ram e barramento.
  • memoria e barramentos prof helaine
  • Evolução das memorias
  • A evolução das memorias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!