Evolução da fisica

Páginas: 7 (1622 palavras) Publicado: 23 de abril de 2015
Capítulo 1 – A ciência na Antiguidade

Resumo 2

Aristóteles

A filosofia grega teve seu auge com Aristóteles, que nasceu em 384 a.C. em Estagira uma cidade grega na Macedônia. Ele teve uma educação excelente. Ele foi o primeiro filosofo a apresentar um sistema compreensível do mundo. Seu trabalho representava a primeira tentativa de uma descrição do Universo físico em termos de argumentoslógicos baseados em suposições simples e observações da natureza. Ele foi um escritor prolífico, sua é variada e numerosa: escreveu sobre Lógica, Física, Matemática, Metafísica, Biologia, Ética, Política e Retórica, mas infelizmente a maior parte de sua obra se perdeu. Aristóteles elaborou uma teoria do conhecimento segundo a qual o conhecimento é obtido por um processo que começa com a experiência.Concordava com Platão que as formas eram reais, recusava, no entanto, a atribuir, como seu mestre, uma existência independentes a elas. O mundo de Aristóteles, ao contrário do mundo inerte dos atomistas, onde átomos se moviam aleatoriamente, não era um mundo de chances e coincidências, mas um mundo organizado, ordenado, um mundo de propósitos, onde as coisas se moviam para fins determinadas pelasruas natureza. Sua concepção do universo era teleológica, concebia-o como governado por uma finalidade.

A lógica de Aristóteles

Aristóteles praticamente criou a ciência da lógica, que ele como a arte e o método de pensar corretamente, e que permanece até hoje entre as grandes criações da mente humana. Ele foi o primeiro a formular o processo do raciocínio dedutivo na forma de silogismo. No séc.XVII Francis Bacon criticou o procedimento lógico de Aristóteles argumentando que ele era circular.

Filosofia da natureza

Como foi dito antes, Platão acreditava que as entidades matemáticas tinham exclusivamente as propriedades necessárias dos constituintes finais de uma ciência racional da Natureza. Assim, uma teoria física formulada usando um sistemas numéricos e geométrico revelaria a verdadeiraestrutura dos fenômenos. Em tal teoria todas as inferências eram permanentemente válidas e livres da mutabilidade dos eventos empíricos. As teorias matemáticas em ambos os casos, eram exatas. Por outro lado, os processos físicos que elas descreviam eram apenas ilustrações aproximadas das relações teóricas subjacentes a elas. Aristóteles, para o que nos interessa, estabeleceu a filosofia naturaldos tratados: Física, Do Céu, Meteorologia e Metafísica. No tratado Física ele lida com objetos naturais em geral. Física é definida como o estudo de objetos naturais que tem a capacidade para mudança ou movimento. Ele diz que a ciência da Natureza ocupa-se com grandezas espaciais, movimento e o tempo, e cada um desses é necessariamente infinito ou finito. Ele foi o primeiro filosofo a formular demaneira precisa o conceito de um contínuo. Ele não acreditava na possibilidade de um começo afirmando que o universo era eterno. Para nos conseguimos entender as idéias de Aristóteles sobre o movimento precisamos ter antes uma noção de suas idéias de Cosmologia que ele descreve no tratado Do Céu. Ele diz que a física celeste e a física terrestre eram ambas as partes da filosofia natural, mas eramregidas por leis diferentes. Aristóteles dividiu o movimento de objetos de um lugar para outro em duas: movimento natural e movimento violento ou forçado. O movimento dos objetos que são movidos por outros objetos acontece em uma das quatros maneiras: puxar, empurrar, transportar e girar. Mas em última análise transportar e girar podem ser reduzidos a puxar e empurrar. Aristóteles conclui. Ele dizque duas coisas têm a mesma velocidade se elas gastam o mesmo tempo para completar a mesma quantidade de movimento. Assim a velocidade usada como termo técnico ao qual um valor numérico é atribuído só surgiu na idade média e na linguagem dele, no caso de locomoção, dois corpos tem a mesma velocidade se eles percorrem a mesma distância em um mesmo tempo. Eudóxio, outro discípulo de Platão,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • evolução da fisica
  • Evolução da Física
  • a evolução da fisica
  • A EVOLUÇÃO DA FISICA
  • Evolução Histórica da Educação Fisica
  • evolução da atividade física
  • Evolução dos Conceitos da Física
  • historias e a evolucao da educacao fisicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!