Evolução da economia

Páginas: 6 (1444 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
A Economia é a ciência social que estuda como o homem e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas, dentro dessa realidade poderíamos dizer que economia é a ciência da escassez onde recursos são limitados e necessidades ilimitadas.
Aeconomia é dividida em duas partes (macroeconomia e microeconomia) a microeconomia é a parte da Economia que estuda o comportamento dos indivíduos, das empresas e suas inter-relações. Já a macroeconomia estuda o funcionamento da economia no seu todo, e é papel do Estado (governo central) fazer estudos macroeconômicos para melhorar e desenvolver a economia do país.
No sentido econômico somenteexistem duas coisas que atendem às necessidades humanas: bens e serviços onde os bens são tudo aquilo que atende às necessidades das pessoas diante disso, podemos classificar os bens livres como sendo ilimitados, não têm valor monetário, portanto, não participam do mercado. Não fazem parte do estudo da Economia e bens econômicos: são escassos, têm valor monetário e participam domercado. Fazem parte do estudo da Economia. A fim de obtermos bens e serviços, a economia necessita de recursos, também denominados fatores de produção. Recursos: todos os fatores básicos utilizados na elaboração de bens e serviços.
Demonstrar o problema da escassez e a curva de possibilidades de produção e algumas das principais características dos sistemas econômicos, além das fundamentaisescolas do pensamento econômico. Procurar promover a importância de abordar a solução de problemas econômicos de maneira racional e sustentável.
O sistema econômico visa à produção e ao consumo de bens e serviços. Todo sistema econômico deve responder a três perguntas: o que e quanto produzir, como produzir, para quem produzir.
Por causa do aumento das transações, houve o surgimento do quedenominamos de mercado. Mercado: pode ser entendido como o “local” concreto ou abstrato em que compradores e vendedores realizam transações. De forma concreta, ele é formado por um conjunto de instituições como feiras, lojas, bolsas de valores ou de mercadorias em que vendedores e compradores se encontram para trocar bens e serviços. De forma abstrata, os vendedores e compradores não precisam de localespecífico para realizar suas transações, bastando apenas existir forças de procura e de oferta por bens e serviços, como é observado no mercado de trabalho, mercado financeiro, mercado de capitais etc. A ideia de mercado “abstrata ganha maior significado com a globalização econômica à medida que as transações podem ser realizadas virtualmente em qualquer parte do mundo”.
Numa economia de mercado, atroca se realiza quando o demandante (consumidor ou comprador) e o ofertante (produtor ou vendedor) entram em acordo sobre o preço. Preço: é a quantidade necessária de dinheiro para se obter em troca um bem e/ou um serviço. O fundamental da economia de mercado é a liberdade entre o ofertante e o demandante. Quando estamos diante de uma grande quantidade de demandantes e ofertantes, denominamosmercado de alta concorrência. Será nesse tipo de mercado que iremos estudar a oferta e a demanda.
A economia do país está sempre ligada diretamente nas condições de oferta e demanda. A Lei da Demanda tem como base o preço de um bem e a quantidade consumida do mesmo, como exemplo a produção de eletrônicos no Japão, onde o preço do produto é baixo e acessível à população e com isso a sua demanda sempreestá em alta. Porem caso ocorra alguma mudança no valor do produto haverá influencia direta na procura do mesmo pelo consumidor, este fenômeno se da o nome de Efeito Renda. Quando o consumidor diminui a quantidade de bens demandada abre-se caminho para que um novo produto substituto ou similar tenha a chance de entre no mercado, este seria denominado com o Efeito Substituição. No mercado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evoluçao economia
  • economia e sua evolucao
  • evolucao da economia
  • Evolução da economia
  • Evolucao da Economia
  • Evolução de economia
  • Evoluçao da economia
  • economia e sua evolução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!