Evolução da contabilidade

Páginas: 6 (1267 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2014
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE

A contabilidade é tão antiga que alguns historiadores relatam indícios de atividades comerciais a aproximadamente 4.000 a.C. Contudo, antes disso, o homem primitivo já estava praticando uma forma rudimentar de contabilidade, ao inventariar o número de instrumentos de caça e pesca disponível, ao contar seus rebanhos, etc. É visível identificar que essaspráticas contábeis rudimentares eram feitas como parte da cultura, entretanto, a preocupação com as propriedades e a riqueza fez com que o homem tivesse de ir aperfeiçoando seu instrumento de avaliação da situação patrimonial à medida que as atividades foram desenvolvendo-se em dimensão e em complexidade.

Oliveira e Nagatsuka apud Feital (2012) afirmam que:


“Alguns pesquisadores afirmam queo início das práticas relacionadas com o controle das contas data mais de mil anos antes de Cristo. Para outros, tais preocupações são tão velhas quanto à humanidade. Para mensurar, avaliar, e controlar seus bens pessoais desde os tempos remotos, os reis, faraós, comerciantes, agricultores, etc; utilizavam técnicas de registros, o que pode ser entendido como o início da contabilidade como hoje éconhecida.”


Com o desenvolvimento cultural, social e econômico, foi que a contabilidade passou a evoluir. No período do Renascimento Cultural, surge a figura do Frei Luca Bartolomeu de Pacioli, considerado um dos mais estudiosos da época, e que se consagrou como uma das maiores mentes de seu tempo, e tornou-se conhecido como “pai da contabilidade”.
Marion (1986,p.98) faz uma análise daevolução histórica da contabilidade e identifica que em 4000 a.C fazia-se somente a contagem da riqueza. Já em épocas mais recentes, a partir do século XV d.C, foram introduzidos os lançamentos contábeis. Percebe-se que, a importância era dada apenas aos ativos, e passou a ser também dada aos passivos do patrimônio, ou seja, começou a visão não apenas dos direitos, mas também das obrigações geradas pelopatrimônio. Vale destacar que no início da contabilidade, não havia o crédito, ou seja, as compras, vendas e trocas aconteciam à vista.
Após um tempo, passou-se a empregar ramos de árvore assinalados como prova de dívida ou quitação. Isso ocorreu antes da invenção do papiro mais tarde pelos egípcios.
Na era medieval, diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais epela igreja. Mas foi apenas na Itália que surgiu o termo Contabilitá. Com o aumento da influência da igreja católica no mundo, aconteceu também uma evolução nas ciências contábeis, já que era a entidade organizacional que mais possuía bens e riquezas. Como a igreja possuía bens diversos e muita riqueza, ela viu a necessidade de ferramentas mais eficazes para controlar o patrimônio.
O método daspartidas dobradas, grande ferramenta da contabilidade, foi criada na Itália, na época do descobrimento das Américas. “De uso universal, esse método foi apresentado pela primeira vez pelo frade Luca Pacioli, na cidade de Veneza, (Itália) em 10 de novembro de 1494” (RIBEIRO,1997,p.83).

A CONTABILIDADE NAS AMÉRICAS
O fato do descobrimento do continente americano gerou muitas riquezas para oseuropeus. Então as posses de terras e bens contábeis do aumentaram em números impressionantes. Esse acontecimento forçou a contabilidade a evoluir mais uma vez, tanto no aspecto legal, quanto nos aspectos financeiro e tributável, pois se tratavam de grandes extensões de terras “sem dono” e vários países disputavam o controle dessas terras. Inclusive, vários documentos de ordem legal foram emitidosnesta época, com o intuíto de controlar possíveis guerras gananciosas no continente europeu.
Assim nasceu a necessidade de se inventariar as terras descobertas, e as grandes riquezas dali extraídas, como ouro, prata e todo tipo de metais e pedras preciosas, além de insumos, como madeira, alimentos, fibras naturais e capital humano que aqui já viviam.
Em 1492, foi descoberta a América e, em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução da Contabilidade
  • Evolução da Contabilidade
  • Evolução da contabilidade
  • A Evolução da Contabilidade
  • Evolução da contabilidade
  • Evolucao da Contabilidade
  • A evolução da contabilidade
  • Evolução da contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!