Evolução da contabilidade

Páginas: 6 (1453 palavras) Publicado: 23 de abril de 2011
A ORIGEM
Ainda não se sabe com certeza absoluta, porém, a primeira escrita apareceu na região entre os rios Tigres e Eufrates, na Mesopotâmia, locais onde surgiram as primeiras civilizações urbanas, cidades de Lagash, Umma, Nippur, Ur e Uruk, entre o sexto e o primeiro milênio AC.
Estas civilizações estavam formadas por pequenas comunidades sob a autoridade de um soberano e ante a necessidadede controle administrativo surgem os primeiros registros da escrita que foram os registros contábeis relacionados com as quantidades de sacos de grãos ou cabeças de gado. Este tipo de contas estava reservada a um grupo privilegiado: os escribas, que ocupavam também importantes cargos sacerdotais. Esses registros contábeis realizavam-se sobre tábuas de argila, que uma vez escritas, eram secas aosol. Utilizavam para escrever, objetos de metal, osso e marfim, largos e pontiagudos em uma das extremidades e de outra, plano, em forma de paleta com a finalidade de poder cancelar o texto, alisando o material arranhado ou errado.
Em princípio, as tábuas só serviram para registros contábeis, posteriormente foram utilizadas para inscrições votivas, comemorativas, narrações históricas, relatosépicos, exemplo disso são as estrelas babilônicas e o código de Hammurabi e o poema de Gilgamesh, estes elaborados com material muito mais duradouro.
Essas informações chegaram até nós, em virtude do descobrimento da biblioteca de Ebla (cidade próxima a Ugarit), que constava de duas salas. Uma onde se encontravam os documentos administrativos, legais, históricos e religiosos e outra onde encontravam osdocumentos econômicos.As tábuas estavam guardadas em cestos e caixas de madeira ordenadas com inscrições para poderem ser localizadas.
O mais extraordinário das primeiras escritas é que elas puderam adaptar-se à outras línguas: sumeria, acadia, hitita e persa. Assim, entre o terceiro e primeiro milênio AC. a escrita cuneiforme extendeu-se até o sul da Palestina e o norte da Armenia, sem estaextensão teria sido impossível decifrá-la.
DO LIVRO EGÍPCIO AOS NOSSOS TEMPOS
Os estudos tradicionais consideravam o Egito como o berço da escrita, porém hoje está claro que a escrita sumeria é anterior a esse tempo.
O problema não revelou a origem da escrita egípcia. Se por um lado diz-se que foi uma criação original, nascida da necessidade de resolver os problemas de uma completa organizaçãosocial, outros dizem que deriva dos Sumérios. O sistema egípcio reproduz quase que totalmente a língua falada, reflete realidades abstratas e concretas. Era formada por três tipos de signos: pictogramas (desenhos que representam coisas), fonogramas (desenhos que representam sons) e outros signos determinantes.
A maioria das vezes lia-se da esquerda para a direita, outras vezes uma linha da esquerdapara a direita, e a seguinte da direita para a esquerda, a leitura estava indicada pela orientação das cabeças de homens
e pássaros, porém as vezes a representação de um Deus trocava o sentido da leitura, o qual ficava muito complicado. Além dessa, existiu mais dois tipos de escrita: a hierática ou sacerdotal, estilizada e usada em papiros religiosos e oficiais e a demótica, também chamada deescrita do povo.
Podemos dizer que os egípcios foram os que introduziram ao mundo clássico a forma material do livro, o uso do papiro em forma de rolo, o emprego da tinta e a utilização das ilustrções como complemento explicativo do texto.
Em seguida, tem-se o nascimento do Alifato nas costas do oriente mediterrâneo (Síria, Fenícia e Palestina) que divide-se em dois subgrupos: o fenício que derivouo alfabeto grego e os demais ; e o aramaico., derivando o hebreo e o árabe, tendo esta última uma incidência decisiva na nossa história, já que ela transcreveu alguns textos dos livros do Antigo Testamento.
A partir do século IX aparece o alfabeto grego com 24 letras incluindo as vogais. Porém, somente na época clássica, no chamado século de Péricles, quando extende-se a produção e comércio de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução da contabilidade
  • Evolução da Contabilidade
  • Evolução da Contabilidade
  • Evolução da contabilidade
  • A Evolução da Contabilidade
  • Evolução da contabilidade
  • Evolucao da Contabilidade
  • Evolução da contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!