Evolução Ciencia Economica

Páginas: 6 (1364 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2014
RESENHA CRÍTICA – EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA ECONÔMICA

É evidente que, como toda e qualquer ciência, a Ciência Econômica evoluiu. Esta passou por inúmeras transformações até chegar à designação desse nome propriamente dito – Ciência Econômica. Didaticamente, esta evolução pode ser dividida em quatro fases históricas: primeiramente, dos primórdios à Escola Fisiocrática; após, de 1750 ao surgimento daanálise econômica moderna; a terceira parte, de 1870 ao início da “Grande Depressão”; por fim, a última e quarta parte se estende de 1929 aos dias atuais.
Podemos compreender e situar a primeira grande parte da evolução científica da economia desde a origem dela – na Antiguidade grega, na Antiguidade romana e na própria Idade Média – até o Mercantilismo. Nesse momento histórico grego apenasocorreu alguma ideias econômicas fragmentadas em estudos filosóficos e nada de qualquer pensamento econômico independente. Já na Antiguidade romana o pensamento econômico, embora pouco independente e geral como na Grécia, fundamentaram-se e limitaram-se à política. Na Idade Média surgiu a regionalização e a inter-regionalização econômica, entretanto a Igreja interviu e “moralizou” o interesse pessoal,buscou o justo-preço, condenou as taxas de juros etc. Esta moralização da Igreja na área econômica atrasou fortemente seu próprio desenvolvimento. A substituição da subordinação religiosa pela preocupação metalista, deu lugar ao Mercantilismo – política econômica adotada na Europa no Antigo Regime.
François Quesnay possibilitou que a atividade econômica passasse a ser tratada cientificamente. Apartir desse momento, podemos salientar a segunda parte histórica da economia, no qual essa atividade passa a ser denominada Ciência Econômica. A Fisiocracia, a Escola Clássica e o Marxismo proporcionaram essas transformações. A “seita” fisiocrata de filósofos-economistas surgiu rapidamente em meados de 1770 e desapareceu da mesma forma em 1780. Este movimento tem por base reconhecer puramente anatureza analítica ou científica da economia. Já a Escola Clássica – liderada pelo autor da obra A Riqueza das Nações, Adam Smith (1723-1790) – buscou entender a noção básica de que os mercados tendem a encontrar um equilíbrio econômico em longo prazo, ajustando-se a determinadas mudanças no cenário econômico (mão invisível, defendida pelo próprio autor). Adam Smith não se preocupou somente com a“Ordem Natural” da economia, ele explicou que o desenvolvimento está correlacionado com a divisão do trabalho, tanto a especialização da força de trabalho, como também, a alocação da força de trabalho entre varias linhas de emprego. Este, por sua vez, despertou inúmeros economistas que o seguiram. Dentre os seus discípulos que contribuíram à Ciência Econômica foram: Thomas Malthus (1766-1834) –defendeu a lei da população, a potência do crescimento da sociedade é maior que a potência da produção alimentícia; David Ricardo (1772-1823) – estudou as interligações entre expansão econômica e distribuição de renda e tratou dos problemas do comércio internacional; John Mill (1806-1873) – sistematizou a análise clássica e incorporou a “justiça social” em suas obras; por fim, Jan Baptiste Say(1768-1823) – analisou o empresariado e o lucro e criou a Lei de Say que segundo esta, a oferta cria a procura equivalente. Por fim, muitos estudiosos consideraram as contribuições de Karl Marx um prolongamento à análise econômica da Escola Clássica.
De 1870 a 1929, observou-se uma elaboração de princípios teóricos fundamentais, na qual estudiosos designam esta como a terceira parte da evoluçãocientífica da economia. Inúmeros fatos marcaram esse período, como por exemplo, em 1870 ocorreram mudanças na definição dos problemas econômicos tais quais a determinação das causas do desenvolvimento da riqueza, a alocação dos recursos escassos entre usos alternativos, com o fim de maximização da utilidade ou a satisfação dos consumidores. Nesse período a Ciência Econômica torna-se internacional, e,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução da ciência econômica
  • Evolução da Ciencia Economica
  • Evolucao da ciencia economica
  • Resumo (Evolução da Ciência Econômica)
  • Evolução economica
  • Evolução Economica
  • Evolução Econômica
  • Ciências Economicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!