Evolução biológica

Páginas: 10 (2308 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
Introdução
O livro Evolução: o sentido da biologia, os autores Diogo Meyer e Charbel Niño El-Hani dissertam sobre a importância da evolução para a Biologia. Esta ciência é guiada e unida pelo pensamento evolutivo, o que permite conectar todas suas áreas, desde a bioquímica ate a zoologia. Os autores ainda ressaltam a importância do ensino evolutivo na educação de base diferente do que éfeito hoje. Atualmente evolução é ministrada como uma área isolada na qual não há ligações diretas com outras áreas da disciplina biologia. Meyer e El-Hani defendem um ensino que uni todas as áreas biológicas por meio do eixo mais importante: a evolução.
Por todo o livro os autores se preocupam em disponibilizar exemplos que ilustram todos os problemas levantados por eles durante a obra. Alemdisso eles traçaram uma linha histórica sobre a evolução do pensamento evolutivo partindo de Buffon, durante o século XVII, até os dias de hoje com a Teoria Sintética. Por fim eles levantam quatro perguntas que pertencem a várias áreas da biologia para serem explicadas com base na evolução.
Assim, o livro Evolução: o sentido da biologia, escrito com uma linguagem acessível e com exemplos de fácilentendimento, permite o entendimento da evolução e como ela é importante para as Ciências Biológicas. Um livro dedicado a quebrar algumas impressões erradas sobre as teorias evolucionistas e seus autores, além de “mitos” que circulam pela população criando conclusões equivocadas.
A obra é dividida em cinco capítulos que abordam todos esses assuntos. Os temas perpassam pelas teorias evolutivas, aseleção natural, casos evolutivos que instigam as pesquisas na área e a forma de pensar evolutivamente na biologia.
Desenvolvimento
Evolução: o sentido da biologia é guiado por uma idéia central: a evolução é o eixo principal no qual todas as outras áreas da biologia estão apoiadas. Diante disso, os autores tentam reunir vários argumentos para defender tais áreas e ainda confirmar a idéiacentral.
Inicialmente, Meyer e El-Hani levantam dois problemas que instigaram o homem há algum tempo, por que certas aranhas macho têm um comportamento suicida na hora da cópula e como se deu a origem de estruturas tão complexas como as penas das aves. Para tentar explicar tais fenômenos, não basta levantar características sobre eles e, sim, buscar um histórico para, assim, entender quando e comoforam originados tais casos. Dessa forma, os autores, por meio da evolução, concluem que o comportamento suicida das aranhas teve origem em algum ancestral e que isso influencia no aumento dos índices de fecundidade da população. Alem disso, observaram que estruturas como as penas tiveram origem em um ancestral muito antigo das aves e que foram sendo selecionadas para terem tais característicasespecificas para o vôo.
No segundo capítulo, é feito uma linha cronológica evidenciando as teorias evolucionistas. Primeiramente é feito uma comparação entre o fixismo, teoria vigente até o meados do século XIX no meio cientifico, e o evolucionismo que começou a se destacar em varias áreas do conhecimento, como a geologia e a astrologia, e depois na biologia, com Buffon (1707-1788), com sua teoria deevolução a partir de um ser criado por geração espontânea independente de sua complexidade, e Lamarck (1744-1829), com sua teoria de evolução ser sinônimo à desenvolvimento com a escala evolutiva, alem da mais famosa teoria do cientista: o uso e desuso sendo transmitida para os seus descendentes.
Depois, os autores apresentam a teoria que revolucionou toda a ciência biológica: a teoriaDarwinista. Teoria esta criada, independentemente, por Charles Darwin (1809-1882) e Alfred Russell Wallace (1823-1913). Darwin propôs que todos os seres vivos tivessem origem em um ancestral comum, e que foram se modificando por mecanismos evolutivos como a seleção natural, dando origem às espécies que conhecemos hoje.
No final do capítulo, os autores elencam várias evidências que comprovam a teoria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução biológica
  • Evolução biológica
  • evolução Biológica
  • Evolução Biológica
  • Evolução biológica
  • Evolução Biologica
  • Evolução biológica
  • Evolução biológica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!