Evidências de aplicação das teorias da administração científica à teoria das relações humanas

Páginas: 6 (1480 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2012
TEMA: Evidências de aplicação das teorias da Administração Científica à Teoria das Relações Humanas

Administração Cientifica

A bordagem tipica da escola da Administração Cientifica é a enfase nas tarefas.
O nome Administração Cientifica é devido a tentativa de aplicações dos métodos da ciência aos problemas da administração, afim de alcançar elevada eficiência industrial.
Os principaismétodos científicos aplicáveis aos problemas da administração são a observação e a mensuração.
Foi criada pelo engenheiro americano Taylor, que é considerado o fundador da moderna TGA.
Sua preocupação original foi tentar eliminar o fantasma do disperdicio e das perdas sofridas pelas industrias americanas e elevar o nível de produtividade através da aplicação de métodos e técnicas da engenhariaindustrial.
Apesar da sua atitude francamente pessimista a respeito da natureza humana, já que considera o operário como irresponsável, vadio e negligente, Taylor preocupou-se em criar um sistema educativo baseado na intensificação do ritmo do trabalho em busca da eficiência empresarial e, num nível mais amplo, em ressaltar a enorme perda que o país vinha sofrendo com a vadiagem e a ineficiênciados operários em quase todos os atos diários.
O principio da Administração Cientifica de Taylor era:
1) Principio de planejamento: substituir a improvisação pela ciência, através do planejamento do método.
2) Principio de preparo: selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método deplanejamento.
3) Principio de controle: controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto. A gerencia deve cooperar com os trabalhadores, para que a execução seja melhor possível.
4) Principio de execução: distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja bem maisdisciplinada.

Teoria da Burocracia

Para Weber a burocracia é a organização racional e eficiente por excelência. Ele achava que o século XX seria o século das burocracias. E realmente foi. Segundo Weber, a burocracia é um modelo de organização que se fundamenta em seis dimensões principais.
1) Divisão do Trabalho: Uma sistemática divisão do trabalho para permitir alto grau de especializaçãoprofissional e pessoas tecnicamente qualificadas. Os cargos são fragmentados em tarefas simples, rotineiras e bem definidas.
2) Hierarquia de Autoridade: Os cargos são arranjados, organizados e remunerados de acordo com uma hierarquia: cada nível é supervisionado e controlado pelo nível superior. A autoridade é bem definida e se estrutura sob forma escalar ou piramidal, desde o topo até base.
3)Regulamentação: Normas, regras e procedimentos formais e escritos, juntos com a estrutura de autoridade, permitem a coordenação e asseguram uniformidade, eliminando decisões arbitrárias e regulando e controlando as ações dos empregados.
4)Comunicações Formalizadas: Todas as comunicações são feitas através de meio escritos e documentados.
5) Impessoalidade: A ênfase é colocada nos cargos e não nosempregados, para assegurar que as regras e controles sejam aplicados uniformemente, evitando envolvimentos com pessoas e preferências pessoais e para assegurar continuidade, independentemente da rotatividade do pessoal.
6) Competência Profissional: A admissão e o encarreiramento são baseados na competência técnica e profissional, mediante concursos ou provas para seleção. Com tempo deserviço, profissional segue carreira dentro da organização, para promoção, progresso e acesso na escola hierárquica.
Essas dimensões garantem a montagem de uma organização em que prevalece a ordem, a disciplina e a total previsibilidade do comportamento dos seus participantes na busca da máxima eficiência da organização.
Para Weber, a eficiência é a adequação dos meios afins visados. Isso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evidências de aplicação das teorias da administração científica à teoria das relações humanas
  • aps .evidencias das teoria relações humanas e adm. cientifica
  • Evidências de aplicação das teorias da administração
  • Evidências de aplicação das teorias da administração
  • EVIDÊNCIAS DE APLICAÇÃO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO.
  • Aplicação da teoria das relações humanas
  • SURGIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E TEORIA DAS RELAÇOES HUMANAS
  • Teorias da administração e relações humanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!