Evidências de aplicação das teorias da administração científica à teoria das relações humanas

Páginas: 24 (5809 palavras) Publicado: 2 de abril de 2012
INTRODUÇÃO
Em tudo o que fazemos existe o princípio das relações humanas. A comunicação é o meio principal em que este relacionamento acontece.
Precisamos nos relacionar em todas as situações e para a isso o uso da comunicação é indispensável.
No ambiente de trabalho as relações humanas devem adquirir uma postura mais formal do que a que desenvolvemos no dia-a-dia, pois lidamos,principalmente, com hierarquias. Não podemos nos relacionar com o Presidente da Empresa da mesma forma que nos relacionamos com o Office-boy ou a Auxiliar de Escritório.
Nós, seres humanos, desenvolvemos a habilidade de nos relacionarmos com quase todas as espécies existentes no planeta, não exclusivamente a relação humana.
Da mesma forma, acabamos nos relacionando com a maioria dosambientes que temos contato. Com o desenvolvimento tecnológico acabamos interagindo e usufruindo de locais que nunca imaginamos ter acesso.
Mas no âmbito das relações humanas, existem níveis de relacionamentos e formas de nos comunicarmos.
Este material visa analisarmos quais as formas mais adequadas de nos relacionarmos em todas as instâncias profissionais, respeitando as hierarquias, ohorário de trabalho sem mesmo negligenciar as possíveis amizades que do ambiente de trabalho possam surgir.
Com o uso da tecnologia o diálogo ficou muito esquecido. Sabemos de funcionários que dividem uma mesma sala, com não mais do que dois metros de distância entre si e que se comunicam via e-mail.
Outros ainda, separados pelas chamadas divisórias de vidro, podem estar mais próximo ainda, masconversam seus assuntos por telefone.
A relação humana chamada “olho no olho” tem sido “engolida” pela tecnologia.
A Revolução Industrial tornou as organizações maiores e mais complexas, trazendo consigo avanço tecnológico e uma visão focada para a lucratividade e produtividade, onde homens já não identificam-se com o produto de seu trabalho. Cada vez mais percebemos em nossos lares elocal de trabalho, as amarras da tecnologia “bitolando” fortemente o ser humano, individualizando-o, dificultando seu contato e relacionamento com os demais, mutilando indiretamente a criatividade, a imaginação, a percepção e a espontaneidade.
Uma grande parte de nossas vidas é gasta nos domínios da conformidade; estamos sujeitos à considerável manipulação e ajustamento, e é bem possívelque muitas das escolhas que nos estão abertas, são mais aparentes do que reais. O homem vai deixando de lado sua capacidade criadora para tornar-se a “engrenagem de uma máquina”. A experiência do homem urbano, “metropolizado”, funde-se com a tecnologia moderna.
Mudanças na estrutura urbana, na arquitetura, nos meios de comunicação e no transporte de uma sociedade “de mídia” correspondemà nova estrutura da vida. Parece que o ritmo das máquinas impõe um novo ritmo e um novo tempo para o ser humano.
Há pouco mais de cem anos o Brasil era um país predominantemente agrário. Ainda que as cidades existissem e que algumas fábricas pudessem ser encontradas em certas regiões do país, a paisagem rural foi largamente preponderante até 1870 pelo menos. A riqueza brasileira provinha atéentão, principalmente da agricultura e da exportação de produtos agrícolas. Senhores de terra e escravos constituíam as camadas sociais mais importantes, embora um contingente de população livre se tornasse gradativamente expressiva a partir de 1850, quando o sistema de produção brasileiro, herdado do período colonial, entrou em colapso com a extinção do tráfico negreiro, entre outros fatores (DECCA,1991. p. 2).
Ao longo do século XIX o mundo rural prevaleceu sobre o mundo urbano no Brasil, ainda que, na Europa, a produção industrial e a vida urbana já fossem realidades significativas desde os fins do século XVIII. A chamada Revolução Industrial havia alterado os rumos do desenvolvimento sócio-econômico europeu: a fábrica mecanizada modificara e remodelara não só as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evidências de aplicação das teorias da administração científica à teoria das relações humanas
  • Evidências de aplicação das teorias da administração científica à teoria das relações humanas
  • aps .evidencias das teoria relações humanas e adm. cientifica
  • Evidências de aplicação das teorias da administração
  • Evidências de aplicação das teorias da administração
  • EVIDÊNCIAS DE APLICAÇÃO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO.
  • Aplicação da teoria das relações humanas
  • SURGIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E TEORIA DAS RELAÇOES HUMANAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!