evasão no ensino superior brasuleiro

503 palavras 3 páginas
Resumo

Referência:

SILVA, Roberto et al. Evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v.37, n.132, p.641-659, set/dez. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v37n132/a0737132.pdf

A evasão no Ensino Superior Brasileiro

No artigo “Evasão no ensino superior brasileiro”, é relatado de maneira intensa com base nos dados fornecidos de maneira transparente pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - que fornece dados referente aos matriculados ingressantes e egressos no ensino superior, de 1999 à 2005.

Atualmente a evasão estudantil é um problema internacional que afeta o resultado dos sistemas educacionais. As instituições de ensino superior – IES- investem de 2 à 6% em marketing para atrair novos estudantes. Afirma-se também que a taxa de evasão no primeiro ano de curso é duas vezes maior que nos anos seguintes.

Os estudantes que desistem do curso alegam falta de recursos financeiros, falta de tempo. Ou seja, ele acha que o custo beneficio do “sacrifício” para obter um diploma superior na carreira escolhida não vale mais a pena, sendo assim escolhido o curso técnico cujo qual sua grade curricular é menor e seu retorno financeiro de modo mais rápido. Pode-se afirmar que um segmento responsável pela elevação das taxas nacionais de evasão é o conjunto de faculdades.

Com base em dados de pesquisas foi elaborada uma função com base na evasão de alunos no ensino superior:

E(n)= I – [M(n) – I (n)] / [ M (n-I) – C (n-I) ], (I)

Onde E é o percentual da evasão, M é o número de matriculados por curso, C é o número de concluintes, I é o número de ingressantes, n é o ano em estudo e (n-I) é o ano anterior.

Dividindo-se o Brasil conforme as suas regiões geográficas temos os Estados do Norte com o menor percentual de evasão no ensino superior e tendo o seu oposto a região Sudeste, na qual tem a média nacional de evasão maior que os outros estados. Como exemplo o Estado do Rio de Janeiro que tem

Relacionados