EVASCRUZZ

306 palavras 2 páginas
Trabalho Escrito
Os principais objetivos para a formação de uma equipe multidisciplinar
Quando se fala em Promoção da Saúde, fica evidente a importância da equipe multiprofissional, com a participação de vários profissionais da saúde, o que garanti uma assistência integral.
Uma vez definido que se deseja realizar a atenção integral à saúde da população, toda e qualquer proposta de intervenção deverá agregar às ações de interdisciplinaridade, os princípios norteadores do SUS (integralidade, eqüidade, universalidade). Para ele toda ação multiprofissional deve caracterizar-se pela clareza de sua missão e pela definição das relações interpessoais. A interdisciplinaridade só ocorrerá a partir do momento que houver a construção de uma linguagem comum, tanto entre os membros da equipe como destes para com os pacientes. Aí está a importância da boa comunicação, cuja função principal na atenção à saúde é de consolidar o respeito mútuo na intervenção profissional dentro dos limites da ética e da competência das áreas envolvidas no processo (Marques, UFJF- Universidade Federal de Juiz de Fora).
A relação entre a equipe multiprofissional permite que os mesmos troquem informações que estão relacionadas aos pacientes para que possam tomar a conduta adequada para cada necessidade identificada. Uma equipe com a formação diversificada trás como resultado mais efetividade, um atendimento de qualidade e a segurança do paciente.

Uma vez constituída uma equipe multidisciplinar, o Programa de Caminhada Orientada assume a conduta de desencadear ações tanto comunitárias como acadêmicas, visando grande impacto social por meio de uma filosofia de aplicar ciência à prática com qualidade total de atendimento ao cidadão, desse volvendo estratégias motivacionais de integração, de socialização e de melhoria da capacidade física e da qualidade de vida (Marques, UFJF- Universidade Federal de Juiz de Fora apud Novo Jr. et al., 2005).

REFERENCIAS
AS CARACTERÍSTICAS DAS

Relacionados