Evasão escolar

Páginas: 12 (2878 palavras) Publicado: 3 de junho de 2013
REFERENCIAL TEORICO
Direito a educação
Conforme afirma Souza (2011, p. 26), a evasão escolar no Brasil é um problema antigo, que perdura até hoje.
Assim a lei, por si, não muda a realidade, mas indica caminhos, orienta o cidadão e a sociedade dos seus direitos, propiciando a exigência do que nela está contido.
O direito à educação é considerado um direito social e esta inserido naConstituição Federal em seu artigo 5° que diz respeito aos direitos fundamentais do ser humano. O direito à educação é definido como uma garantia individual capaz de proporcionar ao homem sua real cidadania. Como bem, estabelece a Lei Maior em seu artigo 205: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao plenodesenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Assim é dever da família e do Estado com a devida colaboração da sociedade, o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
A escola tem um papel fundamental no mundo do ser humano, voltado não só no desenvolvimento intelectual, mastambém, no cuidado com aspectos físicos, emocionais, morais e sociais. O sistema escolar a fim de atingir sua função social conta com recursos culturais, humanos, financeiros, materiais entre outros.
O ensino deve atender a certos princípios, como forma de atingir sua efetividade, como a atribuição de condições de acesso e de permanência na escola. Bem como, a garantia aos nossos alunos de ensinogratuito, com boa qualidade, valorização dos profissionais de ensino (artigo 206 da Constituição Federal).
Acerca da educação e sua estruturação há uma vasta previsão legal no Brasil o que ocorre é que faltam medidas efetivas na extinção do quadro de exclusão existente no país.

Breve histórico da realidade
De acordo com Meneses (2011, p. 01), o problema da evasão escolar é uma questão que temraízes históricas, associando-se a uma política imposta pelas elites, na qual pesam sucessivas intervenções do governo na mudança do sistema escolar.
Para compreender o tema iremos partir do antigo Egito uma vez que como toda sociedade que produz riquezas a partir da exploração da maioria dos seus habitantes, percebemos logo que o saber não é democratizado e que cada setor só tem acesso a umdeterminado tipo de educação, existindo grupos que recebem ensinamentos diferenciados como o faraó e os senhores da corte, os escribas e todos aqueles que se dedicam às funções administrativas, os artesãos e, por último, os escravos.
O que tinha relevância nessa época era a arte de falar não havia preocupação em escrever uma vez que a escrita na época era apenas um instrumento que permitia registrar osatos oficiais e administrativos. Por isso, a tarefa de escrever é deixada aos escribas que, em geral, aprendem esta arte com os pais.
É de se notar que no antigo Egito, como em toda sociedade dividida em classes, os grupos dominantes usam o processo educativo como um meio para moldar as várias camadas da população, assim na civilização egípcia já podemos visualizar uma característica que vai semanter constante ao longo da história: há sempre uma relação direta entre o tipo de educação e a posição que o indivíduo ocupa na pirâmide social.
Em Roma antiga, as coisas não eram muito diferentes. Lá, o primeiro educador era o “pater familiae”, onde o pai era dono e artífice de seus filhos, uma vez que o pai-proprietário (pater) exercia sobre eles um poder soberano que, entre outras coisas,lhe permitia matar os filhos anormais, prender, flagelar, condenar aos trabalhos agrícolas forçados, vender ou matar os filhos rebeldes, mesmo quando, já adultos, estes ocupam cargos públicos.
A educação no seio dessa família visa, basicamente, o ensino das letras, do direito, o domínio da retórica e das condições para desempenhar as atividades políticas, típicas das classes dominantes....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EVASÃO ESCOLAR
  • evasão escolar
  • Evasão escolar
  • Evasão escolar
  • EVASÃO ESCOLAR
  • evasão escolar
  • evasão escolar
  • A Evasão Escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!