Evasão escolar

Páginas: 23 (5514 palavras) Publicado: 9 de maio de 2013
EVASÃO ESCOLAR: REFLEXÃO E ANÁLISE SOBRE AS CAUSAS DA EVASÃO DOS EDUCANDOS DA UNIDADE INTEGRADA MUNICIPAL RENATO ÁRCHER.

RESUMO
O presente artigo aborda a questão da evasão escolar como um dos fatores que contribui para o analfabetismo. Com base na revisão bibliográfica sobre o tema destaca-se os aspectos internos e externos que interferem na evasão escolar. Na realização da pesquisa de campodiagnostica-se as dificuldades enfrentadas pelos educadores e educandos dentro e fora do ambiente escolar. Também sugere-se um plano de ação para o enfrentamento da evasão escolar.
Palavras-chave: Educação. Evasão. Metodologia.

ABSTRACT
This article addresses the issue of truancy as one of the factors that contribute to illiteracy. Based on literature review on the subject stands out theinternal and external aspects that interfere in truancy. In conducting the field research to diagnose the difficulties faced by educators and students within and outside of school. Also suggest an action plan to combat the dropout.

Keywords: Education. Evasion. Methodology.

1. INTRODUÇÃO
Pensar numa sociedade igualitária diante da complexidade e avanço tecnológico que domina o século XXI épensar em transformá-la através da educação afinal, essa mesma sociedade tem por base o capital humano ou intelectual. È considerada a sociedade do conhecimento, haja vista que o capital humano representado pelo conjunto de capacitações que as pessoas adquirem através da educação está ocupando o espaço do capital físico, antes a variável-chave do crescimento econômico de uma nação. Dessa formafica óbvia a importância da educação no processo de desenvolvimento de um país.
Nos últimos anos observou-se queda no índice de analfabetismo no Brasil, essa queda deve-se principalmente, a investimentos feitos pelos governos municipais, estaduais e federais. Mesmo com todos os investimentos a educação brasileira ainda enfrenta grandes desafios, entre eles está à evasão escolar que é um problemaextremamente complexo, pois requer um acompanhamento personalizado ao destino de cada educando. Alguns indicadores quantitativos mostram o longo caminho a percorrer em busca da equidade, pois comparada com outros países em estágio equivalente de desenvolvimento comparado ao Brasil, coloca-o em desvantagem na área da educação, revelam desigualdade regionais em relação ao baixo rendimento escolar.
Oproblema da evasão na U. I. M. Renato Archer no município de Codó e até mesmo no Brasil tem sido um dos maiores desafios combatidos pelas redes de ensino público, pois as causas e consequências estão ligadas a vários fatores como: social, cultural, político, e econômico.
Segundo pesquisa apresentada pela Fundação Getúlio Vargas o Brasil não conseguirá vencer a batalha pela melhoria da qualidadedo ensino senão convencer primeiro os principais protagonistas desse processo: os educandos e os pais.
Diante do exposto chegou-se ao seguinte problema: como possibilitar a redução do alto índice de evasão na U. I. M. Renato Archer?
Mediante a lei, a escola deve ser democrática, isto é, ela deve está aberta para todos, no entanto muitos não conseguem manter-se na escola durante o ano letivo.Diante destas observações, parece oportuno a elaboração de uma proposta pedagógica de ensino que venha reduzir o alto índice de evasão na U. E. M. Renato Archer, através de uma revisão literária sobre o assunto e uma pesquisa de campo com os sujeitos envolvidos no processo: educandos, pais e professores.
Garantir o ingresso das crianças e jovens na escola é apenas o primeiro passo, os maioresdesafios são considerar a qualidade e assegurar a permanência desses educandos durante o processo de ensino aprendizagem da escola em estudo.
De acordo com a taxionomia de Vergara (2003) a pesquisa realiza-se da seguinte forma. Descritiva porque visa descrever o ambiente físico e a convivência dos educandos na escola pesquisada. Explicativa porque busca uma relação de causa-efeito para a atual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evasão escolar
  • EVASÃO ESCOLAR
  • evasão escolar
  • Evasão escolar
  • EVASÃO ESCOLAR
  • evasão escolar
  • evasão escolar
  • A Evasão Escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!