EVASÃO ESCOLAR - EJA

Páginas: 6 (1409 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
3.2 PERFIL DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Todos os alunos entrevistados deixaram claro, durante as entrevistas, o seu contentamento em poder frequentar pela primeira vez ou voltar a frequentar novamente uma sala de aula. O que em certos momentos nos emocionou, tamanho o esforço destes alunos em adquirir o saber letrado.
Não estão acomodados, aceitando o destino que lhes foiimposto quando criança devido a várias circunstâncias, mas buscam e anseiam por educação culta, transformadora e auxiliadora em sua intervenção na sociedade.



Portanto, enquanto animal é essencialmente um ser de acomodação e do ajustamento, o homem o é da integração. A sua grande luta vem sendo, através dos tempos, a de superar os fatores que o fazem acomodado ou ajustado. É a luta por suahumanização, ameaçada constantemente pela opressão que esmaga, quase sempre até sendo feita - e isso é o mais doloroso - em nome de sua própria libertação. (FREIRE, 1989, p.43).


Acomodados são aqueles que tranquilamente aceitam os obstáculos que ao longo da vida foram surgindo na caminhada.
Observa-se que a maioria destes jovens e adultos busca através do estudo arrumar, ou mantero emprego, no entanto melhorar sua condição financeira, além da vontade imensa de aprender. É a oportunidade de conseguirem um trabalho de melhor qualidade com uma melhor remuneração. Segundo Fernandes:



[...] a sua condição de analfabetos lhes obriga a se empregarem em trabalhos pesados e de baixa remuneração, tais como servente de pedreiros, empregadas domésticas e ajudantes, entreoutras ocupações. A alfabetização aparece então como um meio para se trocar esses empregos por outros menos desvalorizados socialmente, um serviço mais maneiro e de melhor ganho. A alfabetização desse modo se objetiva, para esses sujeitos, como uma aliada na sua fuga das condições miseráveis que lhes são impostas para produzirem e sobreviverem.(2004, p.60)


Muitos destes educandos viviam nazona rural, passaram a infância e adolescência ajudando seus pais na roça ou cuidando dos irmãos menores, não havia tempo para a escola. Ao migrarem para a cidade, sua condição de analfabeto os obrigaram a aceitar, mais uma vez, o trabalho braçal. Por isso a escola, a educação letrada é vista por estes educandos como uma meta a ser concluída, para que sua realidade de trabalhador braçal sejatransformada, com um serviço menos árduo e melhor remuneração.
Na segunda questão, os entrevistados falaram de como se sentem frequentando a escola depois de muito tempo fora dela?
O adulto quando começa a frequentar a sala de aula, se sente valorizado. Aumenta sua auto-estima, modifica seu modo de pensar e interage com pessoas que buscam ali um propósito em comum, a alfabetização, alibertação para um mundo antes privado de conhecimentos. Passa a sentir-se membro atuante da sociedade. Sente-se capaz de esboçar opiniões, quando preciso e criticar, com intuito de reconstruir uma sociedade digna e menos preconceituosa. A escola torna-se assim, a porta de um mundo a ser descoberto.



Em consequência, ao ensinar as primeiras letras ao adulto, a sociedade estará abrindo as portaspara suas exigências educacionais futuras. E não somente é compelida a satisfazê-las, portanto, deve desde agora preparar-se para isso, mas unicamente assim adquiri sentido o intento atual da educação de adultos. Se assim não fosse, a sociedade estaria se empenhando num enorme esforço para nada [...] (PINTO, 1982, p.85).


Ao descobrir o mundo letrado o adulto se sentiu capaz de intervir,argumentar e buscar seus interesses, antes reprimidos por medo, pelo constrangimento de ser analfabeto.
A sociedade, que contribui para esta descoberta pelo adulto, é a mesma que será questionada, cobrada por ele. Deve assim, preparar-se para responder, satisfazer e realizar os seus propósitos. Pois, somente assim, ela (sociedade) se fará sabedora que todos os seus esforços não foram em vão....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eja evasao escolar
  • A evasao escolar e eja
  • Evasão escolar do eja
  • Evasão escolar na eja
  • Evasão Escolar na Eja
  • EVASÃO ESCOLAR NA MODALIDADE EJA
  • Evasão escolar no eja
  • Evasão escolar eja

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!